24.5 C
Alcanede
Domingo ,21 Julho, 2024
Educação

(Vídeo) EB de Alcanede e EB D. Manuel I de Pernes recebem projeto “O Pinto vai à Escola”

As Escolas Básicas de Alcanede e D. Manuel I de Pernes estão a promover o projeto “O Pinto vai à Escola”. A iniciativa é orientada pela subcoordenadora de Ciências Naturais e pela equipa da Biblioteca Escolar. Um projeto centrado no conhecimento embrionário do pinto, neste caso na incubação de ovos de galinhas autóctones, 4 raças que se encontram em risco de extinção, e com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a preservação da diversidade do património ambiental.

Segundo uma nota informativa enviada ao Portal de Alcanede, “o grande momento chegou com o nascimento dos pintos”, o que aconteceu entre os dias 29 e 31 de maio. Após o nascimento, “diariamente, muitos são os elementos da Comunidade Escolar que se deslocam à Biblioteca para “visitarem” os pintainhos e observarem o seu crescimento, constituindo-se num momento de grande ternura e espanto”, citamos.

No caso do Centro Escolar de Alcanede, os alunos “visitaram a biblioteca em dois momentos distintos”, sendo que o primeiro consistiu numa atividade de sensibilização das raças “e observação do desenvolvimento do embrião através do ovoscópio”. Já a segunda etapa, “culminou na observação do desenvolvimento dos pintainhos nas primeiras horas/dias de vida e na dinamização da história “Os ovos misteriosos” de Luísa Ducla Soares e leitura dinâmica da lengalenga “A minha galinha”, pela educadora Anabela Alves Vitório”, refere a informação do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques. Já os alunos do 1º Ciclo ouviram o poema “O Pinto vai à escola” da educadora Helena Aires, “criado para o efeito”.

Este projeto, que esteve a cargo das investigadoras Inês Carolino, Elisa Morais e Carolina Marques, do Pólo de Santarém da INIAV, que o acompanham e disponibilizam todo o equipamento necessário, “mereceu o melhor acolhimento do nosso Agrupamento”, sendo que todas as etapas da atividade “foram acompanhadas através da transmissão em Streaming, disponibilizada na página do Agrupamento”, citamos.

Ver vídeo, em baixo.



Artigos Relacionados

Dia das Bandeiras Verdes

Carlos Coelho

Centro Escolar de Alcanede recebe XII Feira do Livro até ao dia 8 de março

Paulo Coelho

Javalis – praga ou oportunidade? Tema de Conferência Escolar online dia 14 de abril

Portal Alcanede