16.3 C
Alcanede
Segunda-feira ,29 Abril, 2024
AmbienteEducação

AE D. Afonso Henriques assinalou Dia Nacional da Cultura Científica

No âmbito do Dia Nacional da Cultura Científica, o Agrupamento de Escolas Dom Afonso Henriques (AEDAH) assinalou a efeméride com a realização de várias palestras organizadas pelos Clubes Ciência Viva na Escola (CCVnE). As iniciativas decorreram no dia 24 de novembro de 2023, tendo como palestrante Sónia Casemiro, técnica do ICNF destacada na Reserva Natural do Paul do Boquilobo (RNPB).

As palestras foram realizadas por níveis de ensino, duas na Escola Básica de Alcanede para os 5º e 8º anos e outra para o 1º Ciclo e Pré-escolar nas instalações do CCV da Escola Básica do Arneiro. O tema abordado foi “A Biodiversidade da Reserva Natural do Paul do Boquilobo, dando especial atenção ás aves desta área protegida, destacando-se a Coruja das Torres.

Foram vários os objetivos das palestras, em primeiro lugar, comemorar a data para que os alunos percebam o seu significado como forma de valorizar o saber científico e homenagear todos os investigadores que para ele contribuem, permitindo o desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia, em prol de melhores condições de vida e de um futuro mais sustentável.

Outro dos objetivos, passou por dar a conhecer a área protegida da RNPB, sua importância como zona húmida na preservação da biodiversidade local e de espécies de aves migratórias. Por último, dar a conhecer a Coruja das Torres, como ave de rapina noturna, através do conhecimento das suas características, habitat e hábitos alimentares. Esta ave vai ser alvo de um projeto de investigação “O Olhar atento …”, destinado aos vários níveis de ensino do agrupamento e será dinamizado pelos CCVnE, em articulação com várias áreas disciplinares e em parceria com a RNPB.

Segundo os organizadores, “as palestras foram muito interessantes tanto para alunos como para professores participantes, tendo os mesmos mostrado o seu agrado e interesse não só pela palestra, mas também pelo projeto que irão desenvolver a partir do 2º Semestre”, citamos.

No início de janeiro de 2024 será dada a mesma palestra na escola D. Manuel I, em Pernes, também para 5º e 8º anos.

Artigos Relacionados

Helena Vieira inicia mandato de 4 anos à frente do AE D. Afonso Henriques

Paulo Coelho

Agrupamento escolas de Alcanede encerra ano letivo com arraial popular

Paulo Coelho

CMS assegura refeições e acolhimento a crianças e alunos na semana de “contenção”

Portal Alcanede