15.4 C
Alcanede
Domingo ,28 Abril, 2024
Educação

O Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques e a Europa

O Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques iniciou, no presente ano letivo, novo projeto europeu. “Active Sportive Healthy European Youth Team” é o tema que nove escolas de diferentes países europeus, – Itália, Portugal, Polónia, Roménia, Hungria, Finlândia, Espanha e Turquia, – iniciaram no âmbito do Projeto Educativo Europeu Comenius. Portugal está representado pela EB 2, 3 de Alcanede, tendo como coordenadora do projecto a professora, Matilde Ferreira.

foto comenius 3Este programa destina-se aos alunos do 6º de escolaridade e tem como objetivo promover o conhecimento e o uso de diversas línguas europeias, “principalmente, a língua inglesa”, explicou a docente ao Portal de Alcanede.

O intercâmbio de saberes entre escolas da União Europeia tem também como finalidade, ”desenvolver o respeito e a tolerância nas comunidades escolares envolvidas; promover hábitos de vida saudáveis, seguindo uma alimentação equilibrada aliada à prática de exercício físico, isto é, contribuir para a formação de jovens ativos e conhecedores do mundo que os rodeia”, esclarece, Matilde Ferreira.

No presente ano letivo, coube à EB 2, 3 de Alcanede organizar, em novembro, o primeiro encontro de todos os participantes no projeto. Em janeiro, professores e alunos viajaram até à Hungria; em março, foi a vez da Roménia e, em abril, a Polónia. “Um ano letivo muito profícuo em aprendizagens, atividades, partilhas e experiências para todos os participantes, principalmente para os nossos alunos”, reconhece a coordenadora do projeto.

“Agora, vamos gozar as merecidas férias de verão, de modo a recuperar todas as energias para, no próximo ano letivo, continuarmos o nosso projeto com a mesma boa disposição”, disse.

foto comenius 1

 

Artigos Relacionados

Dramatização histórica reconstitui outorga do Foral de Alcanede e Pernes

Carlos Coelho

Alcanede regressa ao passado com realização de Feira Medieval

Paulo Coelho

Eunice Lopes – Jovem Alcanedense realiza curta-metragem

Carlos Coelho