13.5 C
Alcanede
Sábado ,27 Abril, 2024
AlcanedeCultura

Alfredo Torres Paulo distinguido a título póstumo pelo Município de Santarém

O médico Alfredo Torres Paulo, falecido a 12 dezembro de 1987, em Alcanede, vai ser distinguido pela Câmara Municipal de Santarém, a título póstumo, com a Medalha de Valor e Altruísmo. A cerimónia vai decorrer no dia 19 de março de 2024, feriado municipal, pelas 15h30, no Convento de São Francisco, em Santarém.

Segundo refere a autarquia, Torres Paulo foi “considerado o “médico do povo”, que sempre manteve uma dedicação extrema aos seus pacientes. Durante mais de cinquenta anos salvou centenas de vidas de doenças mortais, numa época em que subsistiam fracas condições de vida e escassos recursos. Um médico que ajudava as famílias carenciadas e defendia os mais vulneráveis”, citamos.

Para a atribuição desta distinção contribuiu o livro “Memórias do Doutor Torres Paulo, O Médico que deveria ter sido eterno”, da autoria de Célia Figueiredo, que foi apresentado em Alcanede, em outubro de 2022, dando a conhecer de forma detalhada a vida e obra do médico que deixou na nossa região uma marca indelével.

Além de Alfredo Torres Paulo, o Município de Santarém vai também distinguir, no mesmo dia e local, pessoas singulares ou coletivas que se destacaram pelo seu significativo contributo no campo autárquico, nos vários ramos das ciências, na atividade cultural e desportiva, económica, humanitária, ou outras de notável importância e de cujos atos produziram assinaláveis benefícios para a cidade e ou para o concelho, que justificam esse reconhecimento.

Artigos Relacionados

Despiste em Vale das Caldas vítima empresário de Alcanede

Portal Alcanede

ARCA assinala 45º aniversário da fundação da coletividade dia 26 de maio

Portal Alcanede

Autárquicas 2021: Confirmada presença de todos os candidatos à presidência da JFA no debate promovido pelo Portal de Alcanede

Portal Alcanede