Movimento Cívico
O Movimento Cívico do Portal de Alcanede surge na perspetiva de poder corresponder aos anseios da população manifestados a partir do Portal.
O Movimento Cívico do Portal de Alcanede sucede ao Movimento Cívico pela Repavimentação da ER 361 entre Alcanede e Alcanena, por via do sucesso deste, e pela necessidade de poder abraçar outras causas relacionadas com outros assuntos.
O Movimento Cívico pela Repavimentação da ER 361 entre Alcanede e Alcanena foi constituído em janeiro de 2010, tendo sido gerado a partir do fórum do Portal de Alcanede. Foi a resposta cívica a um problema com décadas – a degradação da ER 361, via de comunicação estratégica para a competitividade do tecido produtivo desta região, onde a segurança de pessoas e bens estavam em causa.
Por via do trabalho desencadeado por este Movimento Cívico, a ER 361 sofreu obras de beneficiação em 2012.
28 Janeiro de 2010 – Arranca a recolha de assinaturas online;
1 Fevereiro de 2010 – Começa a recolha de assinaturas para a petição em papel, dentro e fora da freguesia de Alcanede, com a colaboração de vários voluntários;
12 Fevereiro de 2010 – Em 15 dias são recolhidas mais de 2100 assinaturas;
13 Fevereiro de 2010 – O Movimento Cívico sugere a data de 1 de Abril de 2010 para a realização de uma ação no terreno.
No mesmo dia, o deputado eleito pelo círculo eleitoral de Santarém pelo PCP, António Filipe questiona o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações sobre a petição lançada pelo Movimento Cívico;
23 Fevereiro de 2010 – Os “ecos” da petição passam a ganhar maior expressão. Televisões, rádios, jornais, redes sociais, blogues e outros sites, despertam para o verdadeiro problema da ER 361 entre Alcanede e Alcanena;
25 Fevereiro de 2010 – O Movimento Cívico solicita ao Governo Civil de Santarém a devida autorização para a realização de uma Marcha Condicionada, no dia 1 de Abril de 2010, entre as 17 e as 19 horas e que terá como percurso: Amiais de Cima até ao centro da vila de Alcanede;
6 Março de 2010 – Grupo de elementos do Movimento coloca cartazes entre Alcanede e Monsanto, que visam chamar a atenção dos utentes com duas frases: “Circule com precaução… Buracos com estrada!” e “Já viu bem o buraco onde se enfiou?”;
12 Março de 2010 – É publicado (via Portal de Alcanede) o plano para uma Marcha Lenta entre Amiais de Cima e Alcanede. O programa consiste, numa ação composta por uma caravana de veículos que circularia em marcha lenta pela ER 361, entre os Amiais de Cima e Alcanede e onde seria apresentado à população o resultado da Petição, assim como as iniciativas a desenvolver no futuro, sobre o mote: “O Dia da Verdade Sobre a Mentira”;
17 Março de 2010 – Um dos elementos do Movimento Cívico que requereu a Marcha Condicionada programada para 1 de Abril de 2010 é abordado via telefone e por email, para que faça chegar com urgência o seu número de contribuinte (a pedido da Estradas de Portugal) ao Governo Civil de Santarém. O respetivo número é imediatamente facultado.
Nesse mesmo dia, Uma equipa de funcionários da empresa Estradas de Portugal, S.A, arranca dezenas de cartazes colocados pelo Movimento Cívico ao longo da Estrada 361 e que chamavam a atenção dos automobilistas para o péssimo estado de conservação da via;
18 Março de 2010 – Uma equipa da TVI é enviada a Alcanede a fim de fazer reportagem sobre o arranque dos cartazes por parte dos funcionários da Estradas de Portugal, S.A;
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23 Março de 2010 – O Gabinete de Comunicação Institucional da EP – Estradas de Portugal S.A veio dizer que “dá como inquestionável o lançamento do concurso para a empreitada da beneficiação do troço da ER 361” para o final de Março de 2010”. A comunicação oficial desta novidade partiu da Delegação Regional de Santarém a um pedido de esclarecimento do Portal de Alcanede. De acordo com o diretor, Alcindo Cordeiro a intervenção de beneficiação do troço entre Alcanede e Alcanena será dividida em duas fases “a 1ª entre Alcanede (Km 52,130) e sensivelmente o limite entre os concelhos de Santarém e Alcanena (Km 61,900) e, a 2ª entre este Km e Alcanena (Km 68,130)”;
24 Março de 2010 – Face as estas notícias e após a análise da informação, foi decidido pelo Movimento Cívico manter agendada a manifestação pacífica para o dia 1 de Abril em Alcanede. Consideram os seus responsáveis, que a iniciativa demonstrada pela EP é louvável, mas “não passa ainda de uma intenção não concretizada”. Tendo como base esta argumentação os organizadores da petição deixam bem claro aos organismos da administração pública que a “população está unida nesta causa e que só descansará quando a obra estiver totalmente concluída”;
26 Março de 2010 – O InIR – Instituto de Infraestruturas Rodoviárias, I.P torna público que o mau estado da ER 361 no troço que liga Alcanede – Alcanena “é uma matéria do âmbito das Estradas de Portugal S.A, concessionária da Rede Rodoviária Nacional”. O documento adianta que dentro das suas competências de regulador e fiscalizador do contrato de concessão “foram pedidas informações à EP sobre o estado da via. Tendo sido comunicado por este organismo, que a atual situação do pavimento não corresponde aos padrões de qualidade que a EP pretende disponibilizar na sua rede, pelo que esta empresa se encontra a concluir um projeto de execução para a beneficiação da ER361 entre Alcanede e Alcanena, incluindo o Pontão de Alcanede, numa extensão de cerca de 16 km”;
30 Março de 2010 – Petição da ER 361 chega aos Estados Unidos da América. A comunidade Portuguesa com raízes na região do Ribatejo e radicada nos Estados Unidos da América, tomou conhecimento da petição através do Jornal Luso-Americano. Uma das publicações de maior tiragem junto dos nossos compatriotas radicados em solo Americano;
1 Abril de 2010 – Marcha pela Repavimentação da ER 361. Centenas de populares, veículos ligeiros e pesados participaram numa marcha lenta de protesto, entre as povoações de Amiais de Cima e Alcanede, para reclamarem o arranjo da estrada regional 361.
Entre buzinadelas, gritos e cartazes de protesto, a marcha lenta teve o objetivo de alertar para o mau estado desta estrada e cujo pavimento está degradado há mais de uma década.
Como prometido, o Movimento Cívico anuncia neste dia à população o número de assinaturas recolhidas em 2 meses. 4604 Assinaturas;
12 Abril de 2010 – Tal como prometido às populações na iniciativa do dia 1 de Abril, o Movimento Cívico anuncia que o Inir – Instituto de Infraestruturas Rodoviárias, Estradas de Portugal e Presidência da Assembleia da República já receberam as cerca de 4604 assinaturas resultantes da petição pela repavimentação da ER 361.Em simultâneo, foram emitidos vários comunicados tendo como destinatários as seguintes instituições e seus representantes:
Provedor de Justiça (Dr. Alfredo José de Sousa), Governadora Civil do Distrito de Santarém (Dra. Sónia Sanfona), Presidentes das Câmaras Municipais de Santarém (Dr. Francisco Moita Flores) e Alcanena (Dra. Fernanda Asseiceira) e Deputados eleitos pelo círculo de Santarém, através dos respetivos Grupos Parlamentares do PS, PSD, PP, PCP e BE;
14 Maio de 2010 – A Estradas de Portugal anuncia em Diário da Republica o lançamento do concurso público para a beneficiação da ER 361 entre Alcanede (Km 52 / 130) e Amiais de Cima (Km 61 / 890). A obra da 1ª fase corresponde ao valor global de um milhão e setecentos mil euros.
A beneficiação proposta corresponde ao reforço estrutural do pavimento com alargamento do perfil transversal à custa das bermas existentes, estando ainda prevista a melhoria/reposição da sinalização horizontal, a limpeza e reabilitação da rede de drenagem das águas pluviais existente e intervenções no equipamento de sinalização e segurança. O prazo de execução dos trabalhos é de 240 dias e abertura das propostas a concurso será no dia 1 de Julho.
O Movimento Cívico da ER 361 saúda o cumprimento desta promessa pelas Estradas de Portugal e considera que se trata de uma primeira vitória das populações envolvidas neste processo que desencadeou uma petição (4604 assinaturas) e ações que visaram chamar a atenção para o estado calamitoso em que se encontra a referida via;
17 Junho de 2010 – Movimento Cívico é convocado para uma reunião a realizar no dia 22 de Junho, na Comissão Parlamentar Obras Públicas, Transportes e Comunicações. A deslocação São Bento decorreu de um trâmite legal e ficou a dever-se à admissibilidade da petição pela comissão parlamentar competente, que nomeou como relator, o deputado do PSD Vasco Cunha a quem caberá elaborar um relatório;
21 Junho de 2010 – Por iniciativa do Movimento Cívico, é assinado um memorando com empresários e autarcas da área de influência da ER 361, no sentido de auscultar as diversas opiniões sobre o problema em causa. Depois de discutidos os vários pontos de vista, todos os representantes decidiram por unanimidade assinar o respetivo memorando que seria levado à Assembleia da Republica.
Participaram na reunião promovida pelo Movimento Cívico: Junta Freguesia de Alcanede, Junta Freguesia de Abrã, Junta de Freguesia de Amiais de Baixo, Junta de Freguesia de Monsanto, Grupo Frazão, O Castelo de Alcanede, Transportes Arroteia, João Branco & Filhos, Agro-Alcanede, Restaurante O Alcaide.
Faltaram ao convite os representantes das empresas: JJ Louro e Inducol.
22 Junho de 2010 – É confirmado que a petição sobre a repavimentação da ER 361 irá subir a plenário e que será discutida no parlamento em data a anunciar;
23 Junho de 2010 – São levadas as conclusões, retiradas do memorando de 21 de Junho, à Comissão Parlamentar Obras Públicas, Transportes e Comunicações;
01 Julho 2010 – A empresa Estradas de Portugal (EP) anuncia investimentos de aproximadamente 44 milhões de euros na conservação corrente e na requalificação de estradas e obras de arte no distrito de Santarém. Entre estas obras, refere-se que “foi já lançado o concurso da primeira fase da estrada regional 361, no troço entre Alcanede e Amiais de Cima”, um projeto orçado em 1,7 milhões de euros. Segundo Alcindo Cordeiro, a abertura das propostas deste concurso está agendada para dia “8 de julho de 2010 e as obras deverão começar entre setembro e outubro deste ano”.
12 Julho 2010 – Sete empresas apresentaram propostas ao concurso de beneficiação da ER 361, são elas:
1º – CONSTRUÇÕES J.J.R. & FILHOS, S. A.
2º – NOVOPCA – CONSTRUTORES ASSOCIADOS, S.A.
3º – CONSTRUÇÕES PRAGOSA, S. A.
4º – CONSTRUÇÕES JÚLIO LOPES, S. A.
5º – LENA CONSTRUÇÕES ATLÂNTICO, S.A.
6º – ASIBEL – CONSTRUÇÕES, S. A.
7º – TOPBET – TRABALHOS DE OBRAS PÚBLICAS E PAVIMENTOS BETUMINOSOS, S.A.
16 Julho 2010 – O Movimento Cívico leva a efeito uma ação simbólica que consistiu na largada de 17 pombos correio, um pombo por cada Km do troço que liga Alcanede a Alcanena. O local escolhido para a largada das aves foi o KM 61+890 que corresponde ao final das obras da 1ª fase, que deverão segundo a EP (Estradas de Portugal, S.A) iniciar-se entre Setembro e Outubro deste ano;
05 Outubro 2010 – 1ª Fase da obra adjudicada à empresa Júlio Lopes, S. A.
O diretor da Delegação Regional de Santarém, Alcindo Cordeiro garantiu ao Portal de Alcanede que a decisão de adjudicação foi proferida, pelo Conselho de Administração da EP, na passada semana. De acordo com este responsável segue-se a fase de contratação onde será apresentada pelo empreiteiro toda a documentação necessária à assinatura do contrato (garantias bancárias, seguros). Após assinatura do contrato existe um período legal até 30 dias para a consignação da empreitada;
13 Outubro 2010 – Deputado do CDS PP questiona Ministério das Obras Públicas sobre a ER 361. Filipe Lobo d`Ávila, através de iniciativa parlamentar, questiona o Ministério das Obras Públicas “se tem conhecimento da situação, se prevê algum prazo para o início da requalificação e se, em caso afirmativo, quando será executado”;
05 Dezembro 2010 – O relatório final da XI Comissão Parlamentar de Obras Públicas, Transportes e Comunicações referente à petição que solicita a repavimentação da ER 361 é discutido e votado pelos deputados que integram o grupo de trabalho.
Segundo o relator Vasco Cunha (deputado do PSD), o relatório defende que a petição deve ser remetida para agendamento da sua apreciação no plenário da Assembleia da República (AR), publicado no Diário da Assembleia e, simultaneamente, dado a conhecer aos autores da petição.
Refira-se que nos últimos meses, a Comissão procurou obter esclarecimentos sobre o assunto junto de varias entidades, nomeadamente da Estradas de Portugal (EP) e do InIR (Instituto das Infraestruturas Rodoviárias), tendo obtido apenas da EP resposta às questões. Almerindo Marques, Presidente da EP confirmou aos deputados que foi lançada a empreitada referente ao troço entre Alcanede e Amiais de Cima e que o lanço entre Amiais de Cima e Alcanena está em fase de conclusão devendo ser submetido a avaliação de impacte ambiental até final deste ano 2010;
22 Dezembro 2010 – O dia em que o Movimento Cívico é informado, pelo chefe de gabinete do presidente da Assembleia da Republica, que a petição será discutida na A.R. a 12 de Janeiro de 2011;
03 Janeiro de 2011 – É enviada carta ao 1º Ministro, Eng. José Sócrates.
Na missiva, o Movimento Cívico mostra-se surpreendido com o facto de outras obras “cujo processo foi lançado posteriormente ao nosso, estejam a ser prioritárias em detrimento da ER 361!”
Entre outras questões, os porta-vozes do Movimento afirmam que não acreditam que o 1º Ministro “ (…) conheça esta via rodoviária que põe em causa a segurança de pessoas e bens e que lesa fortemente o tecido empresarial de toda esta região, que é maioritariamente constituído por empresas exportadoras de mercadorias. Por mais que a EP,S.A diga o contrário, o referido troço não assegura os padrões mínimos de qualidade do pavimento e bermas de estrada durante 17 Km´s de extensão, fortemente vincados nesta época de Inverno, sendo que o InIr não tem, também ele, desempenhado as suas funções enquanto entidade fiscalizadora”;
04 Janeiro de 2011 – Gabinete do 1º Ministro José Sócrates, confirma receção da nossa carta e remete internamente assunto para o Chefe de Gabinete do Senhor Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações;
12 Janeiro 2011 – Petição discutida em plenário na Assembleia da Republica com os deputados a garantirem não deixar cair a repavimentação da estrada. A importância desta via estruturante para o desenvolvimento económico, bem-estar e segurança dos seus utentes, foi reconhecida perante o país por unanimidade entre (PS, PSD, CDS-PP, PCP, BE e PEV), que não deixaram de sublinhar a importância do Movimento Cívico num ato que consideraram de “exemplo de grande cidadania”;
25 Março 2011 – Movimento Cívico coloca no troço que liga Alcanede a Amiais de Cima, quatro faixas de protesto com mensagens a exigir o começo das obras. «Estradas de Portugal S.A, Queremos Obra» e «Estamos Fartos Desta…».
As faixas com quatro metros de comprimento pretendem, “demonstrar a insatisfação do movimento que aguarda uma data para a assinatura do contrato”. Em causa está a repavimentação da primeira fase entre Alcanede (Km 52 / 130) e Amiais de Cima (Km 61 / 890), adjudicada à empresa de Construções Júlio Lopes, S.A no valor de 1.700 Mil Euros.
O Movimento promete não baixar os braços perante a ausência de respostas por parte da Estradas de Portugal, afirmando que todo o processo “foi conduzido através das ferramentas democráticas ao nosso dispor” e que “os governos caem, os administradores da EP demitem-se, mas a estrada fica”;
28 Março 2011 – Movimento Cívico ER 361 acusa Estradas de Portugal de faltar à verdade. Em causa, a 2ª fase da obra entre Amiais de Cima e Alcanena.
O Movimento solicitou um pedido de esclarecimento ao Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade, ao qual Teresa Leonardo, diretora-adjunta do Departamento de Gestão de Áreas Classificadas do Litoral de Lisboa e Oeste do ICNB, informou que “em 10.09.2009, o ICNB emitiu parecer favorável condicionado à pretensão”. O condicionamento deve-se ao regulamento do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC), respetivo Plano de Ordenamento e Rede Natura 2000, dado que “a pretensão recaía em Zona de Agricultura e em Zona de Conservação da Natureza” e, tratando-se de uma área classificada, “a construção de estradas, (…), carecem de Avaliação de Impacto Ambiental …”por via de legislação específica (D.L. nº 69/2000 de 3 de Maio alterado pelo D.L. nº 197/2005 de 8 de Novembro).
Segundo a responsável do ICNB, a proposta ficou “condicionada à apresentação de Certificado (declaração) de interesse público local, regional ou nacional, por força do regime aplicável da Portaria nº 21/88 de 12 de Janeiro e à avaliação de impacte ambiental”.
Teresa Leonardo disse também, que a Estradas de Portugal, S.A. solicitou uma reunião ao ICNB que veio a realizar-se em Novembro, na sede do PNSAC, onde “este Instituto reiterou a informação constante do parecer”, sendo que “depois de 24 de Novembro de 2009 não houve qualquer outro contacto ou solicitação por parte da Estradas de Portugal, S.A. a este Instituto”;
24 Abril 2011 – PCP quer saber o que motivou Estradas de Portugal a utilizar o ICNB como alibi em relação ao troço Amiais de Cima-Alcanena e questiona o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, sobre “como justifica a atitude por parte da Estradas de Portugal, S.A e que medidas tenciona tomar para que, não existindo qualquer impedimento legal, seja executada a obra de repavimentação…” na sua totalidade, entre Alcanede e Alcanena;
28 Maio 2011 – Filipe Lobo d’ Ávila, cabeça de lista do CDS/PP pelo círculo de Santarém às eleições legislativas, incluiu no seu roteiro de campanha eleitoral uma visita à ER 361. O então deputado (hoje Secretário de Estado da Administração Interna) referiu que “as populações estão fartas de promessas e que na medida da força que o CDS tiver, tentará ajudar a resolver este problema que afeta os cidadãos e as empresas da região, numa altura em que sabemos que o distrito de Santarém tem cada vez menos indústrias”. O cabeça de lista do CDS/PP reconheceu que a via em causa, “ é uma das estradas que permite a acessibilidade de Alcanede a vias importantes como a A1 e A 23”, e que “o mau estado do pavimento dificulta o trabalho de empresas e cidadãos que dela usufruem”;
15 Junho 2011 – Movimento Cívico solicita reunião ao Governo Civil de Santarém.
01 Julho 2011 – Autarcas da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) finalmente despertam para o problema da ER 361 Alcanede – Alcanena. Segundo a CIMT a ER 361 “é uma via muito importante para acesso à região oeste, por parte das entidades do Médio Tejo” e que a mesma se encontra “em muito mau estado no troço entre Alcanede e Amiais de Cima”;
17 Agosto 2011 – Movimento Cívico ER 361 escreve ao 1º Ministro Pedro Passos Coelho e com conhecimento do Ministro da Economia e Emprego, Álvaro Santos Pereira que detém a pasta das obras públicas, transportes e comunicações, onde, além de outros pontos, refere que a ER 361 serve como “exemplo ruinoso de como o estado Português tem tratado as empresas e as pessoas”.
O Movimento concretiza as afirmações, referindo que apesar das dificuldades financeiras com que as empresas atualmente se debatem, ainda “veem agravada a sua despesa todos os dias, resultante dos graves prejuízos de que são vitimas as suas frotas pelo avançado estado de degradação em que se encontra o pavimento”.
Na carta enviada ao Primeiro-ministro, o M.C.ER 361 recorda que o anúncio da adjudicação da obra aconteceu em Outubro de 2010, na vigência do governo PS, faltando apenas as assinaturas do contrato entre a Estradas de Portugal S.A e a empresa vencedora do concurso público.
Neste impasse, o Movimento acusa o estado Português de “defraudar as expectativas de mais de 4600 cidadãos eleitores que assinaram uma petição, que foi posteriormente discutida em plenário, e que acreditam no início das obras”, pelo menos e para já, relativas à primeira fase entre Alcanede e Amiais de Cima.
27 Setembro de 2011 – Gabinete do 1º Ministro Pedro Passos Coelho, confirma receção da nossa carta e remete internamente assunto para o Chefe de Gabinete do Senhor Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, que promete resposta em curto prazo;
14 Novembro de 2011 – Governo confirma que a ER 361 é para avançar.
O Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro, durante a audição da Comissão de Economia e Obras Públicas (OE2012), e em resposta a uma pergunta da deputada do PSD, eleita pelo círculo de Santarém, Carina Oliveira, anuncia que “a repavimentação da ER 361 já faz parte do plano de investimentos de 2012 porque é uma necessidade”. O governante sublinhou também que “a segurança das pessoas é um valor que está acima de qualquer aspeto” e que “nenhuma intervenção que ponha em causa a segurança deixará de ser feita”.
02 Dezembro de 2011 – Por solicitação do Movimento Cívico pela repavimentação da ER 361, Alcindo Cordeiro (Diretor da Delegação Regional de Santarém da Estradas de Portugal) reforça a concretização da 1ª fase da obra (Alcanede – Amiais de Cima), ao mesmo tempo que, pelo facto de estar em atraso na resposta a varias questões enviadas pelo Movimento nos últimos meses, reconhece “As nossas desculpas pela ausência de respostas, às perguntas que sobre este assunto nos tem dirigido nos últimos tempos, no entanto só agora temos dados concretos para lhe fornecermos”.
No mesmo pedido de informação, a EP informa que o contrato de empreitada com a construtora Júlio Lopes, S.A, será assinado no dia 5 de Dezembro de 2011;
05 Dezembro de 2011 – É assinado o contrato de empreitada para a requalificação da ER 361 relativo à primeira fase da obra (Alcanede – Amiais de Cima). O responsável pela Delegação Regional de Santarém da EP adiantou ainda ao Movimento que ao abrigo da assinatura do contrato “A obra será consignada nos primeiros dias de Janeiro de 2012”;
15 Dezembro de 2011 – Funcionários da construtora Júlio Lopes, S.A e da Estradas de Portugal vão para o terreno de forma a prepararem o arranque da 1ª fase da obra, orçada em Um Milhão Quinhentos e Sessenta e Sete Mil Euros;
13 Janeiro de 2012 – Sinalização da 1ª fase da obra é concluída…
10 Maio de 2012 – A primeira camada de alcatrão começou a ser colocada na ER 361. Tal como previsto, os trabalhos que decorrem no sentido Amiais de Cima – Alcanede, levam a que o Arrife seja a primeira zona a beneficiar do tão esperado novo tapete.
11 Junho de 2012 – O Movimento Cívico pela repavimentação da ER 361- Alcanede/Alcanena (M.C. ER 361) promoveu, em Amiais de Baixo, mais uma reunião com empresários e autarcas da área de influência da via que liga Alcanede a Alcanena. Da reunião de trabalho, e dada a ausência de respostas da Estradas de Portugal (EP,SA) em relação ao que ainda falta fazer para o arranque da 2ª fase da obra, entre Amiais de Cima e Alcanena, saiu um documento assinado por cerca de trinta empresários e pelos presidentes das juntas de freguesia de Abrã e Amiais de Baixo. Documento que foi enviado à EP,SA e que reforça a importância da ER 361 nos seus 17 km, ao nível da segurança de pessoas e bens, e para a vitalidade económica da região.
17 Julho de 2012 – O lançamento do concurso público do projeto de execução que vai permitir o avanço das obras da 2ª fase da ER 361 entre Amiais de Cima e Alcanena deverá acontecer no último trimestre deste ano. A garantia foi dada por Alcindo Cordeiro, diretor da delegação regional de Santarém da Estradas de Portugal, SA em resposta a um pedido de esclarecimento do Movimento.
23 Outubro de 2012 – A construção do passeio ao longo da ER 361 em Alcanede será feita com pedra de calçada à portuguesa. Alcindo Cordeiro confirmou essa pretensão e, embora tenha lembrado que o projeto desta 1ª fase da obra, “prevê que os passeios a executar quer em Alcanede quer em Amiais de Cima sejam em prefabricados de betão”, a Junta de Freguesia de Alcanede “solicitou que os passeios na vila fossem executados em calçada, propondo-se a fornecer a pedra”.