13.5 C
Alcanede
Sábado ,27 Abril, 2024
CulturaSociedade

Alqueidão do Mato cenário de gravações da minissérie “Projecto Global” de Ivo M. Ferreira

O realizador português Ivo M. Ferreira escolheu o lugar de Alqueidão do Mato, entre outras regiões do país, para filmar cenas do seu próximo trabalho intitulado “Projecto Global”. As gravações, que contam com figurantes locais, decorrem desde o dia 22 de janeiro e prolongam-se até quarta-feira, 24 de janeiro de 2024, e vão dar origem a uma minissérie de 6 episódios que será exibida na RTP com assinatura da produtora internacional “O Som e a Fúria”.

Os focos das gravações localizam-se na zona mais central de Alqueidão do Mato, junto à Capela e ao Café da Zinda, que também será cenário de algumas das cenas, sendo notório por estes dias um enorme aparato com as viaturas de exterior e equipamento necessário para a realização das filmagens.

O Portal de Alcanede apurou que o argumento da minissérie “Prpjecto Global”, ainda sem data de exibição marcada, vai abordar o contexto histórico do Portugal do início dos anos 80, nomeadamente das FP25 de Abril, e que o argumento foi escrito em colaboração com Hélder Beja e com o historiador Francisco Bairrão Ruivo.

Ao site “Ponto Final”, o realizador disse que desde criança que queria fazer um filme sobre este tema. “É uma história que atravessou a minha vida, de alguma forma, em miúdo”, indicou, lembrando que cresceu ligado ao Teatro da Comuna, onde “havia uma série de gente ligada à política”. “Não é um assunto fácil de pegar, esperei até achar que estava preparado”, referiu.

“Projecto Global” será uma coprodução europeia “com algum peso” sendo considerado pelo cineasta um “um projecto megalómano para Portugal”, sublinhou Ivo Ferreira ao Ponto Final.

Além de Alqueidão do Mato, as filmagens vão também decorrer durante este ano em Torres Vedras, Muge, Azambuja, Cartaxo e Cancela Velha (Algarve).

Artigos Relacionados

Proteção Civil alerta para condições meteorológicas adversas nas próximas horas

Paulo Coelho

Covid-19: Concelho de Santarém mantém 15 casos positivos mas o Distrito sobe para 69 nas últimas 24 Horas

Portal Alcanede

Concluído processo legal da ZIF de Alcanede e Abrã

Carlos Coelho