15.4 C
Alcanede
Domingo ,28 Abril, 2024
ColetividadesDesporto

Nuno Lopes vence Taça de Portugal de Enduro BTT e ADAR arrecada 3 Pódios na última etapa

A equipa da Associação Desportiva de Aldeia da Ribeira (ADAR) voltou a destacar-se na última etapa da Taça de Portugal de Enduro BTT 2023. A prova decorreu em Lorvão (Penacova), debaixo de muita chuva e lama, com Nuno Lopes a ser o grande vencedor da sua categoria (M45), Rui Fragoso foi o 2º classificado nas elétricas, e Tiago Fernandes a obter o 3º posto em M35.

Lorvão foi a última paragem na competição deste ano, mas a Taça de Portugal de Enduro contou com diversos cenários, como São Brás Alportel (Algarve), Terras de Bouro (Braga), Vouzela e Santa Maria (Açores). Em todas as provas realizadas a equipa de Aldeia da Ribeira teve sempre resultados positivos.

Com o final do ano de 2023 a chegar, é tempo de balanços. A ADAR, na presente época, filiou “15 atletas na Federação Portuguesa de Ciclismo, nos diversos escalões”, disse Pedro Aires ao Portal de Alcanede. As competições oficiais arrancaram em fevereiro, em São Brás de Alportel, “e logo com uma vitória de Nuno Lopes no seu escalão”. Um excelente começo para as provas programadas, “ao longo do ano tivemos mais 6 provas no Enduro, destacando-se uma nos Açores (Santar Maria) que obrigou a um enorme esforço logístico e financeiro, principalmente pelos atletas, mas imprescindível para amealharem os pontos para manter ou subir na classificação geral”, lembrou o dirigente desportivo.

A equipa de Aldeia da Ribeira, também no Enduro, participou no “Enduro Fox Race”, na Lousã, e no Campeonato Nacional, “onde se destaca a conquista de dois Vice-Campeões Nacionais, Nuno Lopes no escalão M45, e Rui Fragoso nas elétricas (E-MTB), mostrando que a aposta no Enduro está a ter sucesso”, disse Pedro Aires.

Além do Enduro, a ADAR contou também com a participação de alguns atletas na Taça de Portugal de Downhill (DHI), na Taça Regional (Santarém) de XCO, e em algumas maratonas e passeios BTT, tendo também organizado, no passado mês de julho, um Passeio BTT inserido nas comemorações do 38º aniversário da coletividade.

Segundo Pedro Aires, o novo ano está quase a chegar “e já estamos a preparar a época de 2024 seguindo o nosso slogan: “Pró ano é que é malta!!!”, e com objetivos bem definidos, “manter ou melhorar os bons resultados desportivos e obter mais e melhores apoios que permitam suportar as enormes despesas”, nomeadamente “na obtenção de uma nova viatura para transportar os atletas, pois a atual já não tem muitas condições devido ao desgaste (idade e segurança)”, disse.

Classificações completas da equipa ADAR/Ofimoto na 5ª etapa (Lorvão):

1º lugar – M45 – Nuno Lopes
2º lugar – E-MTB >40 – Rui Fragoso
3º lugar – M35 – Tiago Fernandes
4º lugar – Cadetes – Gustavo Santos
9º lugar – M30 – André Adrião
9º lugar – Elite – Tiago Taipina
12º lugar – M30 – José Rafael
13º lugar – M40 – Sancho Mesquita

Classificação final na Taça de Portugal após as 5 etapas:

1º lugar – M45 – Nuno Lopes
3º lugar – E-MTB >40 – Rui Fragoso
6º lugar – M35 – Tiago Fernandes
6º lugar – M30 – André Adrião
7º lugar – Cadetes – Gustavo Santos
7º lugar – Equipas – ADAR/Ofimoto
13º lugar – M30 – Filipe Esteves
14º lugar – Elite – Tiago Taipina
14º lugar – M30 – José Rafael
14º lugar – M40 – Sancho Mesquita
17º lugar – M35 – Rogério Serra
18º lugar – M35 – Tomé Lopes
31º lugar – M40 – Luís Antunes
33º lugar – M40 – Renato Santos

Fotos: ADAR – Associação Desportiva de Aldeia da Ribeira

André AdriãoGustavo SantosJosé RafaelNuno LopesRui FragosoSancho MesquitaTiago FernandesTiago TaipinaPódio - Rui FragosoPódio - Tiago FernandesPódio - Nuno Lopes

Artigos Relacionados

Atletas das Danças de Salão de Aldeia da Ribeira disputam Campeonato em Itália

Carlos Coelho

COP distingue Alexandre Montez com Prémio Juventude

Portal Alcanede

Associação Cultural e Recreativa de Viegas

Paulo Coelho