13.6 C
Alcanede
Domingo ,28 Abril, 2024
Desporto

Seleção de Portugal convocou Alexandre Montez para a “Corrida da Paz” que se realiza na Chéquia

O jovem ciclista de Aldeia de Além, Alexandre Montez, foi um dos escolhidos pelo selecionador nacional, José Poeira, para representar Portugal na “Corrida da Paz”, que este ano decorre na Chéquia, entre os dias 8 e 11 de junho. É o segundo compromisso da seleção portuguesa na Taça das Nações de Sub-23 desta época.

Após o sucesso da participação no Grande Prémio das Nações, que colocou Portugal no terceiro posto do ranking da Taça das Nações, o objetivo passa agora por “solidificar uma posição de apuramento direto para a Volta a França do Futuro, assim como rodar novos corredores e dar ainda mais experiência internacional aos repetentes face à corrida de há duas semanas”, refere em comunicado a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

Alexandre Montez vai para a estrada esta quinta-feira, 8 de junho, no habitual prólogo de 3100 metros, na localidade que é a sede principal da corrida, Jeseník. A primeira etapa em linha tem 121,9 km, ligando Jeseník a Rýmařov. Segundo a FPC, “o início da tirada passa por território exigente em termos de subidas, mas vai acabar num circuito apenas ligeiramente ondulado, sendo uma jornada, habitualmente, adequada para especialistas em clássicas e velocistas todo-o-terreno”, citamos.

A etapa-rainha será a segunda, no sábado, 10 de junho, começando em Bruntál e terminando em Červenohorské Sedlo. A viagem de 129,1 Km “será repleta de montanha, tendo chegada em alto”. A terceira e última etapa, “oferece 166,1 Km, com partida e chegada em Jeseník. Mesmo que seja mais “suave” do que a etapa de véspera, o sobe e desce de todo o percurso será propício a modificações na classificação geral”, indica a Federação Portuguesa de Ciclismo.

Além de Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), o selecionador nacional chamou para a equipa mais 5 ciclistas: Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense), Daniel Lima (Israel Premier Tech Academy), Duarte Domingues (Glassdrive-Q8-Anicolor), Gonçalo Tavares (Hagens Berman Axeon) e Lucas Lopes (Electro Hiper Europa).

A Corrida da Paz mantém-se fiel ao percurso variado que lhe confere identidade desportiva ao longo dos anos, numa prova que tem entre os vencedores alguns nomes cimeiros do pelotão WorldTour da atualidade: Tadej Pogačar, David Gaudu, Andreas Leknessund e Filippo Zana, entre outros.

Nesta Taça das Nações de Sub-23, além de Portugal, participam também as seleções Sub-23 de ciclismo da Suíça, Inglaterra, Itália, México, Noruega, Áustria, Hungria, Sérvia, Alemanha, Polonia, Luxemburgo, França, Dinamarca, Bélgica, Eslováquia, Espanha, EUA, Eslovénia, República Checa e a equipa da localidade anfitriã Team Aricoma.

Foto de capa: Credibom / L.A. Alumínios / Marcos Car

Artigos Relacionados

Bronze para Alexandre Montez no Campeonato da Europa Júnior de Kitzbuhel (Áustria)

Portal Alcanede

Alexandre Montez ajuda Seleção Nacional a qualificar-se para a Volta à França do Futuro

Portal Alcanede

Dançarinos de Aldeia da Ribeira rumam a Espanha para participar no Spanish Open Salou

Carlos Coelho