18.8 C
Alcanede
Sábado ,22 Junho, 2024
CulturaSociedade

Família Montez inaugura Núcleo Histórico em Alcanede e convida população para visitas gratuitas de 2 a 6 de abril

No próximo dia 1 de abril vai decorrer no Parque de Jogos de Alcanede a inauguração do Núcleo Histórico da Família Montez (NHFM), uma iniciativa cultural de natureza privada a propósito das comemorações dos 120 anos da “Espingardaria Central”, loja histórica de Lisboa que pertence à família Montez há 100 anos.

Para além da inauguração do NHFM, o evento prevê intervenções de várias personalidades, o lançamento da obra de biografia e monografia empresarial “A. Montez, Um Percurso Secular” e a prática de várias modalidades desportivas.

O NHFM reúne o espólio deixado pelo alcanedense António Duarte Montez e por seu filho Mário Montez, no âmbito das suas atividades profissionais e desportivas. Trata-se de um diversificado acervo de armas antigas, troféus desportivos, apetrechos de armaria, utensílios agrícolas, biblioteca, hemeroteca e arquivo histórico. Integra ainda materiais e artefactos comerciais da “Espingardaria Central”, num vivo registo histórico do comércio tradicional e de feitos desportivos.

Não estando ainda estabelecido um modelo de visitação pública a este equipamento, a família Montez vem por este meio convidar os alcanedenses a visitar o NHFM entre os dias 2 e 6 de abril, no horário das 17h às 19h, sem necessidade de marcação prévia.

Quanto ao livro a ser lançado, trata-se de uma monografia sobre a invulgar personalidade de António Duarte Montez e da sua famosa loja da Baixa de Lisboa, da autoria de Luís Duarte Melo, que tem publicado várias obras de investigação histórica da região de Alcanede, nomeadamente sobre a Misericórdia, Igreja Matriz e sobre a própria Vila de Alcanede, a qual comemora em 2023 o seu 860º aniversário.

Capa do livro A. Montez, Um Percurso Secular da autoria do alcanedense Luís Duarte Melo

Artigos Relacionados

Carla Vitorino sente que “Nasceu de novo” após transplante de medula

Portal Alcanede

Video – 25ª Festa das Minissaias

Carlos Coelho

Covid-19: Emoção marcou visita de Nª Sª da Purificação aos lugares da freguesia. Se tiver vídeos partilhe connosco nos comentários a esta notícia

Portal Alcanede