16.3 C
Alcanede
Segunda-feira ,29 Abril, 2024
CulturaSociedade

Família Montez inaugura Núcleo Histórico em Alcanede e convida população para visitas gratuitas de 2 a 6 de abril

No próximo dia 1 de abril vai decorrer no Parque de Jogos de Alcanede a inauguração do Núcleo Histórico da Família Montez (NHFM), uma iniciativa cultural de natureza privada a propósito das comemorações dos 120 anos da “Espingardaria Central”, loja histórica de Lisboa que pertence à família Montez há 100 anos.

Para além da inauguração do NHFM, o evento prevê intervenções de várias personalidades, o lançamento da obra de biografia e monografia empresarial “A. Montez, Um Percurso Secular” e a prática de várias modalidades desportivas.

O NHFM reúne o espólio deixado pelo alcanedense António Duarte Montez e por seu filho Mário Montez, no âmbito das suas atividades profissionais e desportivas. Trata-se de um diversificado acervo de armas antigas, troféus desportivos, apetrechos de armaria, utensílios agrícolas, biblioteca, hemeroteca e arquivo histórico. Integra ainda materiais e artefactos comerciais da “Espingardaria Central”, num vivo registo histórico do comércio tradicional e de feitos desportivos.

Não estando ainda estabelecido um modelo de visitação pública a este equipamento, a família Montez vem por este meio convidar os alcanedenses a visitar o NHFM entre os dias 2 e 6 de abril, no horário das 17h às 19h, sem necessidade de marcação prévia.

Quanto ao livro a ser lançado, trata-se de uma monografia sobre a invulgar personalidade de António Duarte Montez e da sua famosa loja da Baixa de Lisboa, da autoria de Luís Duarte Melo, que tem publicado várias obras de investigação histórica da região de Alcanede, nomeadamente sobre a Misericórdia, Igreja Matriz e sobre a própria Vila de Alcanede, a qual comemora em 2023 o seu 860º aniversário.

Capa do livro A. Montez, Um Percurso Secular da autoria do alcanedense Luís Duarte Melo

Artigos Relacionados

Ambiente de festa na inauguração do coreto e quermesse em Aldeia da Ribeira

Paulo Coelho

Presidente da Junta emite esclarecimento horas antes de cidadão terminar greve de fome

Portal Alcanede

Nélson Lebre – A arte de bem tocar o acordeão (Vídeo)

Paulo Coelho