13.5 C
Alcanede
Sábado ,27 Abril, 2024
AlcanedeCultura

860 Anos da fundação da vila de Alcanede celebrados com várias atividades

No âmbito dos 860 anos da fundação da vila de Alcanede, no dia 25 de fevereiro de 2023, a Junta de Freguesia vai assinalar a efeméride com diversas iniciativas, entre as quais a apresentação pública e assinatura do protocolo AXIS, “uma nova dinâmica colaborativa entre várias instituições da freguesia no âmbito da cultura e do turismo”, refere uma nota de imprensa enviada ao Portal de Alcanede.

O programa de comemorações terá início, logo pela manhã, com o içar da bandeira no edifício sede da Junta de Freguesia e uma missa em memória de todos os alcanedenses e autarcas locais.

Da parte da tarde, no Salão Multiusos do Parque de Jogos, além da alocução de responsáveis autárquicos, haverá lugar à “divulgação do programa de eventos “Alcanede 860 Anos” a decorrer durante o ano de 2023”, bem como à leitura de um texto alusivo à tomada de Alcanede no séc. XII, “trecho de um romance histórico inédito escrito em Alcanede, em 1903, pelo “Monge das Astúrias”, pseudónimo literário de Francisco Santos Serra Frazão”, e apresentação publica do protocolo AXIS.

A estas comemorações, associam-se à Junta de Freguesia de Alcanede a Câmara Municipal de Santarém, a Santa Casa da Misericórdia de Alcanede, a Paróquia de Alcanede, o Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques e o Núcleo Histórico da Família Montez.

Artigos Relacionados

SFA – Festival de verão aposta na música tradicional

Carlos Coelho

ER 361 entre Amiais de Cima e Alcanena com trânsito condicionado até final do ano

Portal Alcanede

SFA Concerto de ano novo no dia 14 de janeiro

Carlos Coelho