10.1 C
Alcanede
Segunda-feira ,29 Abril, 2024
ReligiãoSociedade

Sacrário rebentado e hóstias espalhadas em assalto à Capela de Aldeia de Além

A onda de assaltos na freguesia de Alcanede continua. Agora foi a Capela de Aldeia de Além a ser alvo da cobiça dos gatunos e, apesar de não terem conseguido levar peças de valor, ficou a intenção e o desrespeito pelo sagrado logo após os festejos anuais deste lugar, os quais terminaram na passada terça-feira de Carnaval.

Segundo António Braz, “passavam poucos minutos das oito da noite”, desta quarta-feira, “quando aqui vim para tirar um santinho do andor e, qual o meu espanto, quando acendi a luz reparei que o sacrário não estava no sítio, o cofre das esmolas também não”, e quando olhou para a sua esquerda, “vejo o sacrário todo rebentado e as hóstias todas espalhadas”, disse este membro da Comissão de Culto da Capela de Aldeia de Além ao Portal de Alcanede, desabafando, “isto cada vez dá mais revolta!”.

Ao que tudo indica, o assalto deverá ter sido realizado durante a madrugada, “a porta principal da Capela foi rebentada com pé de cabra”. Ao lado existe uma arrecadação “onde também rebentaram o alumínio, mas neste local, supostamente, era para ver se dava entrada para a Capela”, explicou António Braz.

Após os festejos anuais, como é tradicional em Aldeia de Além e em outros lugares da freguesia, a comissão de festas anuncia “sempre quanto rende a bandeira e, certamente, pensaram que tínhamos aqui o dinheiro”, mas se fosse um “profissional saberia que não iriamos deixar esses valores aqui”, disse este membro da Comissão de Culto da Capela e também da Comissão de Festas.

Com este novo episódio de assalto, fica também o alerta para a população em geral e também para as comissões de culto e de festas da nossa freguesia para eventuais novos capítulos nos próximos tempos.

A GNR de Santarém tomou conta da ocorrência.

Artigos Relacionados

Funcionária dos CTT de Alcanede vítima de agressão em tentativa de assalto

Paulo Coelho

Choque frontal entre duas viaturas, em Alcanede, provoca dois feridos

Paulo Coelho

Espaço Trocas em Alcanede abre as portas no dia 13 de outubro

Carlos Coelho