10.1 C
Alcanede
Segunda-feira ,29 Abril, 2024
Cultura

Rancho Folclórico de Viegas prepara-se para festejar 23 anos de vida

O Rancho Folclórico de Viegas assinala este ano o seu 23º aniversário. Para assinalar a efeméride, a direção da coletividade marcou para domingo, 12 de maio de 2013, uma tarde de animação.
O evento vai decorrer, como habitualmente, nas instalações da Associação Cultural e Recreativa de Viegas e contará com a presença de acordeonistas que ajudarão na animação da festa.

A par da música, o 23º aniversário do rancho que representa, no país e no estrangeiro, a freguesia de Alcanede incluirá um almoço convívio, a partir das 13 horas e para o qual é necessário efetuar uma inscrição/confirmação, por questões logísticas, através do 918 643 432, até ao dia 7 de maio de 2013.

Sobre o Rancho Folclórico de Viegas

A génese do Rancho Folclórico de Viegas deu-se em 1962. Do seu historial destacam-se várias atuações no nosso país e estrangeiro, com deslocações aos Estados Unidos da América, Polónia, Itália e diversas vezes a França e Espanha.

Tal como em outras atividades, o Rancho acabou por sofrer as influências da emigração dos seus jovens para a Europa, na busca de melhores oportunidades de vida e na fuga à guerra colonial. Motivos que levaram a um interregno de 20 anos, reaparecendo novamente a 20 de maio de 1990, através da Associação Cultural e Recreativa de Viegas.

O seu renascimento resultou de uma profunda e atenta recolha junto da população mais idosa, com o objetivo de recuperar as danças e cantares daquela que foi a sua fase mais produtiva. O grupo enverga trajes que remontam ao século XIX, numa demonstração da forma como vestia o povo de Viegas nessa época.

O Rancho é constituído, na sua maioria, por jovens entusiasmados pela descoberta da cultura dos seus antepassados e que a transportam até aos nossos dias, através da divulgação do modo como se cantava e dançava nos momentos mais importantes da comunidade, como sejam as festas e romarias, mas também durante os serões de Inverno e nos trabalhos do campo.

O Rancho Folclórico de Viegas representa o Bairro Ribatejano e está inscrito na Federação Portuguesa de Folclore.

Nota:
O Portal de Alcanede informa os seus leitores que o contador que indica o número de vezes que a notícia foi lida não está a funcionar corretamente, o número real é superior ao indicado. A situação regista-se desde o passado dia 10 de abril de 2013, data em que o site foi alvo da atenção de “Hackers” que deixaram algumas “marcas” que ainda estão a ser resolvidas. A situação será normalizada assim que possível.
Obrigado pela compreensão.

Artigos Relacionados

Banda de Alcanede marca presença no festival ibérico de bandas em Monção

Paulo Coelho

Fundador da Banda de Alcanede dá nome a rua da Vila

Paulo Coelho

GMS – Quinteto de Metais atua em Alcanede dia 26 de novembro

Portal Alcanede