13.5 C
Alcanede
Sábado ,27 Abril, 2024
Artigos de Opinião

Tomáramos todos nós! A opinião de Idália Serrão

Escrever no Portal de Alcanede tem para mim um significado especial. Representa uma oportunidade para partilhar opiniões, confrontá-las, se os leitores entenderem dar-me o privilégio da interação, e apresentar pontos de vista, dentro da frontalidade e da elevação que a prática editorial desde início tem vindo a definir. Desta forma participarei no movimento desencadeado pela direção do Portal, de grande abertura a todas cores e a todos os quadrantes políticos. Resta-me, pois, agradecer o acolhimento.
As ferramentas com que hoje fazemos circular a informação vieram mudar a forma como vemos o mundo. Se por um lado reforçámos o sentido de comunidade, fazendo da notícia, muitas vezes desvalorizada por estar perto de nós, um meio não apenas de difundir ditos e feitos, mas de reafirmar os cidadãos como elos imprescindíveis de uma cadeia que ambicionamos forte e coesa; por outro lado também alargámos as fronteiras do nosso território, mostrando a muitos tudo aquilo que jamais conheceriam se não fosse por esta via. Brindámos aos nossos com afetos, valorizando o seu património, e ao mesmo tempo vencemos a fronteira do local, projetando o nosso património a uma escala global.

Alcanede, território onde a capacidade de empreender não pode deixar de ser matéria para reflexão, dá-nos uma vez mais o mote. As histórias de sucesso perdem-se na memória da minha geração. Quem cruza as estradas do concelho e do país, encontra-se amiúde com os produtos e as marcas da serra. E revê-se não só no concelho, como no empreendedorismo e na inovação que tem atravessado as diferentes gerações de alcanedenses. Não é pois de estranhar que um instrumento como o Portal de Alcanede tenha surgido, por iniciativa dos cidadãos, e assim se mantenha com o esforço dos seus promotores e o compromisso da comunidade.

Que pode haver de tão diferente a norte de Santarém? Talvez seja a capacidade de ver para além do imediato; de recusar o caminho mais fácil; de inovar; de recusar o fazer avulso e inconsequente; a capacidade de ir para além daquilo que aparentemente todos conseguem vislumbrar. E neste aspeto não precisamos de ir buscar exemplos apenas aos empresários. Olhemos, por exemplo, para a forma como as sociedades filarmónicas encontraram no ensino da música um meio para promover a formação pessoal dos jovens, a coesão das famílias, o orgulho pela terra que os acolheu ou que os viu nascer e o enriquecimento do país, para o qual transferiram massa crítica competente e qualificada. Tomáramos nós que nos últimos anos, mais precisamente desde 2005, os responsáveis políticos pela Câmara de Santarém tivessem olhado para o concelho com a mesma capacidade e com a mesma ambição. Tomáramos todos nós!

Idália Serrão
Deputada à Assembleia da República eleita pelo Partido Socialista

Artigos Relacionados

Rendimento Mínimo

Portal Alcanede

Convenção dos Direitos da Criança

Portal Alcanede

Uma nova esperança para os Bombeiros Voluntários de Alcanede

Portal Alcanede