10.4 C
Alcanede
Segunda-feira ,29 Abril, 2024
Educação

Projeto Comenius levou equipa da EB 2,3 de Alcanede a França

A EB 2,3 Alcanede viu aprovada a sua candidatura ao Programa Comenius com o projeto “Os jovens europeus e a evolução do mundo do trabalho” a decorrer entre 2012-2014. O Comenius é um projeto de trabalho e de aprendizagem que visa o intercâmbio de saberes entre escolas da UE. Inclui parcerias entre alunos e professores das escolas participantes através da realização de trabalhos/projetos dos alunos e visitas de estudo ao país parceiro.

Os países que integram o projeto são Alemanha, França, Grécia, Itália, Polónia, Portugal e Roménia e a língua de trabalho é o francês.
No âmbito deste projeto estão previstas várias atividades e mobilidades. Nestas mobilidades os alunos ficam instalados em casa dos seus colegas de cada país com quem se correspondem.

A primeira aconteceu de 20 a 26 de outubro. Três professores e cinco alunos deslocaram-se a França, mais concretamente à cidade de Le Mans, onde se encontraram com alunos de todos estes países e deram início ao projeto com a constituição duma multinacional e escolha do respetivo logótipo.

Os alunos visitaram ainda a cidade e o castelo de Blois, onde tiveram oportunidade de visitar o primeiro industrial da cidade, aquele onde se instalou a estação de caminho de ferro e onde se implantou a fábrica de chocolate Poulain em 1862. Perceberam a evolução da indústria, comparando a diferença entre a produção artesanal de chocolate e a atual, visitando uma fábrica de chocolate, onde foi visionado um filme que mostrou todo o processo desde a recolha das frutas de cacau (em S.Tomé e Princípe neste caso) até ao produto final.

Em Le Mans os alunos visitaram o “Institut technologique européen des métiers de la musique” (ITEMM), uma das principais escolas europeias que formam alunos nas profissões técnicas ligadas à música. O governo português tem protocolo com este instituto, pelo que vários portugueses se encontram aqui a estudar. Visitaram também o “Centre du Parchemin et de l’Enluminure” onde observaram a feitura de pergaminhos com os mesmos métodos da idade média. Ainda neste centro fizeram um pequeno workshop de escrita gótica e escrevem a primeira letra do seu nome em iluminura.

A estadia em Le Mans teve ainda uma visita ao centro histórico da cidade. Terminou com a apresentação de todos os países e escolas e com o buffet europeu, em que cada país partilhou algo da sua gastronomia.
O acolhimento por parte das famílias francesas aos nossos alunos foi excelente, bem como a organização de toda a estadia levada a cabo pelo Collège St.Benoît Maupertuis. O balanço é francamente positivo.

As equipas europeias regressaram a Paris de TGV, onde ficaram mais algum tempo a fim de visitarem esta cidade.
A equipa portuguesa foi recebida no Câmara Municipal de Paris (Hôtel de Ville), pelo vereador Hermano Sanches Ruivo que fez uma visita guiada a este edifício, dando aos alunos uma lição de história de França e, mais particularmente da cidade de Paris. Assistiram ainda por alguns minutos a uma sessão do Conselho Geral de Paris.

Alunos e professores regressaram no dia 26 cansados, mas felizes e sobretudo muito mais enriquecidos por todos os conhecimentos que adquiriram e pelo convívio com alunos e professores de tantas nacionalidades.

Texto e Fotos: Professora Irene Pereira
 

Artigos Relacionados

Atribuição do SELO ESCOLA SAUDAVELMENTE – Ordem dos Psicólogos Portugueses

Carlos Coelho

Feira Medieval de Alcanede – Dois dias de história ao vivo

Carlos Coelho

Alunos do Clube Ciência Viva aprenderam a fazer marmelada no Dia Mundial da Alimentação

Portal Alcanede