18.8 C
Alcanede
Sábado ,22 Junho, 2024
Educação

Alunos do Clube Ciência Viva aprenderam a fazer marmelada no Dia Mundial da Alimentação

No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, assinalado no passado dia 16 de outubro, os alunos do Clube Ciência Viva/Eco-Escola aprenderam a fazer marmelada com os frutos colhidos no jardim da Escola EB 2,3 de Alcanede. A iniciativa foi inserida numa série de atividades, cujo objetivo principal foi divulgar a Dieta Mediterrânica, considerada, atualmente, uma das mais saudáveis do mundo.

Segundo uma nota de informação enviada ao Portal de Alcanede, os alunos participaram em todo o processo de confeção desta iguaria bem tradicional, desde a “apanha, lavagem, corte e pesagem dos marmelos que, depois, foram cozinhados com açúcar. A marmelada foi distribuída por recipientes e cada aluno pode levar um para casa”, citamos.

Os responsáveis do Clube Ciência Viva/Eco-Escola, do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, indicaram que a ideia passou por “chamar a atenção dos alunos para a importância de “consumir produtos locais e da época”, contribuindo para sustentabilidade do planeta”, lembrando que “ao serem da época e locais são menores os gastos de energia na produção e transporte, para além de manterem os nutrientes”, lê-se no documento.

A atividade serviu também para os alunos recordarem alguns dos processos de conservação dos alimentos que, no caso da marmelada, passa pela “conservação de fruta pela adição de açúcar, que impede o desenvolvimento de microrganismos (que não “gostam” de ambientes doces para se desenvolverem) prolongando, assim, o prazo de tempo em que o alimento pode ser consumido”.

A receita foi trazida por uma aluna do clube e dada pela sua avó.

Artigos Relacionados

Vídeo: Entrevista a Helena Vieira – Diretora do AE D. Afonso Henriques sobre vários temas

Portal Alcanede

Escola Eletrão: Participe no projeto e ajude na recolha de equipamentos em fim de vida

Portal Alcanede

Projeto Comenius trouxe a Alcanede professores e alunos estrangeiros

Paulo Coelho