Sexta-feira ,25 Abril, 2025
Educação

Alunos do Clube Ciência Viva aprenderam a fazer marmelada no Dia Mundial da Alimentação

No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, assinalado no passado dia 16 de outubro, os alunos do Clube Ciência Viva/Eco-Escola aprenderam a fazer marmelada com os frutos colhidos no jardim da Escola EB 2,3 de Alcanede. A iniciativa foi inserida numa série de atividades, cujo objetivo principal foi divulgar a Dieta Mediterrânica, considerada, atualmente, uma das mais saudáveis do mundo.

Segundo uma nota de informação enviada ao Portal de Alcanede, os alunos participaram em todo o processo de confeção desta iguaria bem tradicional, desde a “apanha, lavagem, corte e pesagem dos marmelos que, depois, foram cozinhados com açúcar. A marmelada foi distribuída por recipientes e cada aluno pode levar um para casa”, citamos.

Os responsáveis do Clube Ciência Viva/Eco-Escola, do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, indicaram que a ideia passou por “chamar a atenção dos alunos para a importância de “consumir produtos locais e da época”, contribuindo para sustentabilidade do planeta”, lembrando que “ao serem da época e locais são menores os gastos de energia na produção e transporte, para além de manterem os nutrientes”, lê-se no documento.

A atividade serviu também para os alunos recordarem alguns dos processos de conservação dos alimentos que, no caso da marmelada, passa pela “conservação de fruta pela adição de açúcar, que impede o desenvolvimento de microrganismos (que não “gostam” de ambientes doces para se desenvolverem) prolongando, assim, o prazo de tempo em que o alimento pode ser consumido”.

A receita foi trazida por uma aluna do clube e dada pela sua avó.


Artigos Relacionados

EB, 2,3 de Alcanede volta a vestir-se de Gala na despedida de mais um ano letivo

Paulo Coelho

Centro de Saúde convida crianças do 1º ciclo do AEA para ação inédita em Alcanede

Paulo Coelho

ARCA encheu para receber a III Gala da EB, 2,3 de Alcanede

Paulo Coelho