15.5 C
Alcanede
Sexta-feira ,26 Abril, 2024
Sociedade

Emoção marca cerimónia de homenagem a sócios fundadores da associação de Aldeia de Além (Com Video)

Foi nos finais da década de 70 que começaram a ser dados os primeiros passos para a construção do edifício sede da Associação de Aldeia de Além. Um ato de coragem e audácia nas palavras do atual presidente Manuel Jacinto, na hora de homenagear os 10 membros fundadores numa cerimónia que decorreu no passado Domingo dia 20 de maio.

Em ambiente emotivo e na presença de mais de uma centena de pessoas, foi lembrado que, “só com muito espírito de sacrifício e união foi possível por de pé esta casa, hoje, associação, que serve a população de Aldeia de Além, e por isso nunca é demais lembrá-los”.
Acompanhado por toda a direção da AA –ACR – Aldeia de Além – Associação Cultural e Recreativa, Manuel Jacinto sublinhou que foi “graças à sua coragem e valentia e ao seu amor à nossa terra que ela existe. Não o fizeram para benefício próprio, mas sim para que ficasse qualquer coisa para cada um de nós usufruir”. O dirigente falou também do futuro, ao assumir que é objetivo, “finalizar as obras de requalificação nas traseiras do edifício“, que incluem os trabalhos de pintura.

“Não estávamos à espera desta homenagem”

O bar da Associação ostenta agora a placa que perpetua o empreendedorismo de quem colocou mãos à obra. O ato simbólico de descerramento da lápide coube ao sócio fundador Amândio Bento que em declarações ao Portal de Alcanede se mostrou agradecido pelo gesto da atual direção, “foi uma grande surpresa para todos nós, membros fundadores, não estávamos à espera desta homenagem”

Radicado há vários anos nos E.U.A, Luís Daniel outro dos sócios fundadores, não escondeu a sua satisfação pela iniciativa “cheguei à poucas horas dos Estados Unidos e não sabia nada disto, estou muito emocionado e agradecido por esta ideia, ter o meu nome naquela lápide, significa o reconhecimento pelo nosso trabalho”.

Sócios fundadores entregam livro para arquivo da associação
 

Nos arquivos da AA –ACR, figura desde o passado domingo um livro, entregue pelas mãos do sócio fundador Manuel Brás. O documento contem os registos dos primeiros anos de atividade da associação, “aqui estão as contas que quiséssemos sempre apresentar ao povo, desde a compra do terreno, a primeira pedra, e todos os peditórios que fizemos incluindo as doações de materiais de construção, está aqui tudo”.

Os 10 Sócios Fundadores
 

Foram homenageados os seguintes fundadores: Luís Daniel, Maximino Francisco, Amândio Bento, Amândio Justo, António P. Lopes, Manuel Lopes Santos, Jaime P. Silva, Joaquim José, José da Mãe, Manuel Brás.

Ver Fotos
 

NOTA: O Portal de Alcanede pretende apresentar nos próximos dias uma reportagem de vídeo realizada nesta homenagem. Infelizmente, por questões de ordem técnica, a mesma irá conter somente imagens, não sendo possível reproduzir o som das entrevistas.

 

Portal Alcanede

Artigos Relacionados

Mata do Rei: Alguns residentes reclamam falta de limpeza das vias públicas mas JFA refuta acusação de “abandono”

Portal Alcanede

Roteiros Origens seguem rota até Pé da Pedreira no âmbito do projeto “100 Memórias e Estórias” da SCMA

Portal Alcanede

Movimento Cívico ER 361 solicita ponto de situação à Estradas de Portugal

Paulo Coelho