20 C
Alcanede
Quarta-feira ,24 Abril, 2024
Sociedade

Movimento Cívico ER 361 solicita ponto de situação à Estradas de Portugal

O Movimento Cívico pela Repavimentação da ER 361 solicitou à empresa Estradas de Portugal, S.A. um ponto de situação relativo ao andamento das obras da 1ª Fase, entre Alcanede e Amiais de Cima. Em comunicado, a que o Portal de Alcanede teve acesso, o Movimento diz congratular-se pelo “interesse das pessoas, quer por via das redes sociais, quer pelos pedidos de informação ao MC ER361, que assim dão mostras de estarem atentas ao desenvolvimento dos trabalhos”, agradecendo também à Delegação Regional de Santarém da EP,S.A. “na pessoa do seu diretor, Alcindo Cordeiro, os esclarecimentos prestados”.

Ponto de Situação das obras da 1ª Fase, perguntas e respostas:
 

Movimento Cívico – A que se devem os cortes no pavimento da ER 361?

Estradas de Portugal – Os cortes referem-se a trabalhos de substituição de passagens hidráulicas e de reposição de condutas de águas da empresa Águas de Santarém.

Movimento Cívico – Não era algo previsto no projeto?

Estradas de Portugal – O projeto prevê a substituição de passagens hidráulicas, que à data da execução do mesmo se concluiu que eram necessárias substituir. No decorrer da obra verificou-se a necessidade de substituição de outras passagens hidráulicas tendo em consideração, por um lado, a possibilidade de efetuar uma melhor observação do seu estado conservação e, por outro lado, o tempo decorrido desde a execução do projeto. As condutas de águas eram do nosso conhecimento, no entanto não conhecíamos a sua localização, em especial as mais antigas. Trata-se de condutas que foram sendo instaladas ao longo dos anos, há 20, 30 ou mesmo 40 anos, sem projeto e sem se conhecer a sua implantação no terreno.

Movimento Cívico – Quantas camadas de alcatrão já levou o troço?

Estradas de Portugal – As camadas de pavimento betuminoso são três, uma de reperfilamento, uma de regularização e a final de desgaste. A camada de desgaste ainda não está aplicada, existindo troços que estão prontos a recebê-la. Pode ser verificado nas situações onde a valeta é revestida a betão, pela diferença de alturas entre o pavimento existente e a valeta.

Movimento Cívico – Não vão ficar sequelas?

Estradas de Portugal – Os trabalhos estão a ser efetuados por forma a não existirem sequelas, nomeadamente pelos materiais que estão a ser utilizados no tapamento das valas. É impossível garantir que não venha a acontecer numa situação pontual, o que a ocorrer serão reparadas no âmbito da garantia contratual da obra.

Movimento Cívico – Em relação às pontes/pontões… o que falta fazer?

Estradas de Portugal – O projeto prevê a substituição e alargamento do pontão ao Km 52,800, saída de Alcanede, que será executado. No decorrer da obra, no âmbito do programa de inspeções que a EP realiza às suas obras de arte, foi verificado que os pontões aos Kms 54,440 e 62,010 apresentavam uma evolução desfavorável do seu estado de conservação que obrigaria a uma intervenção a curto/médio prazo. Foi decidido que a sua substituição seria efetuada no decorrer da obra em curso, para não voltar a impor condicionamentos na ER 361 passados alguns meses da sua conclusão, com todos os inconveniente daí decorrentes, em especial para utentes e populações locais.

Movimento Cívico – Ainda não há qualquer intervenção desde a cooperativa até ao centro da Vila de Alcanede. Para quando o início desse trajeto?

Estradas de Portugal – A substituição dos pontões ao Km 52,800 e 54,440 terão início no próximo dia 19 do corrente mês, com o corte total do tráfego da ER361 e com uma duração prevista de 11 dias. Este condicionamento foi objeto de reuniões prévias com a Câmara Municipal de Santarém e Junta de Freguesia de Alcanede onde a EP apresentou proposta para caminhos alternativos. Este corte de tráfego foi objeto de comunicação, hoje (12 de setembro), a várias entidades (…).
Quanto ao pontão ao Km 62,010 prevê-se que a sua substituição se inicie nos primeiros dias de Outubro, no entanto, será confirmada essa data e será objeto de comunicação semelhante a esta que agora se envia. Os trabalhos até ao centro da Vila de Alcanede serão iniciados em breve estando prevista, além do pavimento, a construção de passeio do lado esquerdo, sentido Alcanede / Amiais até à saída da vila.

Movimento Cívico – Para quando o final desta primeira fase da obra?

Estradas de Portugal – A necessidade de reposição das condutas de águas, conciliando a sua localização com os trabalhos previstos na empreitada e a substituição dos novos pontões, implicam o prolongamento do prazo da empreitada prevendo-se a sua conclusão no mês de Novembro.
 

Nota: O Portal de Alcanede publicará nas próximas horas as alterações ao trânsito, e respetivos caminhos alternativos, que irão verificar-se a partir do próximo dia 19 de setembro de 2012.

 

Artigos Relacionados

Santa Casa de Alcanede promove Sessão Cultural sobre a sua Memória e Identidade

Portal Alcanede

João (Seilá) Santos está entre os 7 finalistas do Ídolos 2012

Paulo Coelho

Trânsito condicionado na ER 361 a partir de 19 de setembro

Paulo Coelho