18.3 C
Alcanede
Sábado ,4 Maio, 2024
Cultura

Banda de Alcanede promove concerto “Made in Santarém”

Os três compositores escalabitanos, Joaquim Luís Gomes, José Santos Rosa e Samuel Pascoal vão ser homenageados no próximo sábado dia 19 de novembro. O concerto intitulado – “Santarém – 3 Compositores, 1 homenagem” será interpretado pela Sociedade Filarmónica Alcanedense, pelas 21h30m, no Convento de S. Francisco.

“Alguns dos nossos grandes compositores para banda muitas vezes são esquecidos” reconheceu, Alberto Lages. O maestro da Banda de Alcanede, referiu em declarações ao PA, a necessidade constante de abraçar projetos artísticos em que “toda a banda se sinta envolvida, por outro lado, procuro ter sempre presente nos programas que elaboro a nossa música portuguesa”.

A totalidade dos elementos que compõem a centenária Sociedade Filarmónica Alcanedense receberam a ideia com entusiasmo “fiquei feliz, motivado e honrado por dirigir um conjunto de músicos que apesar da grande maioria serem amadores, demonstram com este gesto uma enorme maturidade e responsabilidade artística”.

As entidades envolvidas na organização do evento, mostram-se esperançadas na adesão do público “estamos a preparar um espetáculo muito interessante, tanto a nível artístico, como também por tudo o que está associado, desde os compositores que são de Santarém, a Banda que também é de Santarém, é o dia de aniversário do compositor Joaquim Luís Gomes, que se fosse vivo celebraria 102 anos” referiu, José Antunes, presidente da Sociedade Filarmónica Alcanedense.

“A expectativa é elevada uma vez que a SFA nos habitou a muita qualidade. Procuramos com este concerto captar novos públicos e fazer com que o trabalho da Filarmónica e dos compositores homenageados chegue a mais pessoas. Esperamos que este objetivo se concretize” salientou, Maria Teresa Azoia da direção Centro Cultural Regional de Santarém.

A SFA vai interpretar a “Marcha Concertante “ e “1ª Fantasia Popular Portuguesa” de Joaquim Luís Gomes, “Variações Fadísticas para Clarinete e Banda” e “Festival em Suite” de José Santos Rosa, e “Like a feather in the water” e “Campinos Scalabitanos” de Samuel Pascoal.

“Esta é uma oportunidade de excelência para trabalhar bom repertório fomentando assim a evolução artística da banda, algumas das obras escolhidas para este concerto são de grande exigência técnica e isso contribui de uma forma muito significativa para o crescimento do grupo” sublinhou, Alberto Lages.

O Concelho de Santarém é berço dos três compositores homenageados de distintas gerações. Nascido em 19 de novembro de 1914, Joaquim Luís Gomes é considerado um dos grandes compositores portugueses, falecido em Lisboa a 23 de Julho de 2009 aos 95 anos.

José Santos Rosa, atualmente com 84 anos é natural da freguesia de Pernes, onde ainda vive. O compositor tem uma vasta obra nos mais variados géneros desde, a Big Band a Banda, passando pela Música de Câmara e Música Coral.

Entre os homenageados, encontra-se também o compositor Samuel Pascoal da Gançaria que apesar da sua juventude é já um dos compositores da atualidade mais tocado e editado a nível nacional e internacional.

O concerto integrado no ciclo de Música promovido pelo Centro Cultural Regional de Santarém conta com a organização conjunta da SFA, sendo apoiado pelo Programa de Apoio aos Agentes Culturais da Câmara Municipal de Santarém.

cartaz concerto

Artigos Relacionados

Filarmónica do Xartinho apresenta no próximo domingo o seu 1º CD

Carlos Coelho

Direção da S.F.A toma posse em dia de Concerto de Ano Novo

Carlos Coelho

Projeto Arruar junta vozes e instrumentos em Alcanede pela mão de Tiago Sami Pereira

Portal Alcanede