16.3 C
Alcanede
Terça-feira ,30 Abril, 2024
Sociedade

Os Falecidos em trabalho nas pedreiras foram homenageados em Pé da Pedreira

Os nascidos no lugar de Pé da Pedreira, freguesia de Alcanede, que faleceram em contexto de trabalho nas pedreiras foram homenageados, no passado dia 20 de novembro, com o descerramento de uma lápide que ostenta os seus nomes.

O bloco de Pedra que apoia a lápide foi proveniente da empresa Pedra de Toque, tendo sido trabalhado por Ramiro Santos (Ramirico) e situa-se junto ao parque de Diversões e Lazer de Pé da Pedreira. A iniciativa partiu de António Gaspar Joia (Tonio Joia) e contou com o empenhamento e dedicação de Fábio Dias e Leonel Santos (Ti Leonel).

Falecidos pedreiras 02“O mundo caiu em cima de nós” recorda a viúva de Amândio Frazão Dias, falecido aos 32 anos, “os meus filhos eram muito pequenos, eu tinha 29 anos e criei sozinha 3 crianças, é muito justo que a memória dele seja perpetuada, ele morreu muito jovem” referiu Irene Dias ao Portal de Alcanede.

Além de Amândio Frazão Dias (1958 – 1991) a lápide guarda as memórias de Eduardo Inácio (1936 – 1957), Fernando dos Santos Dias (1950 – 1969) e Nelson Dias dos Santos (1973 – 2007).

“Esta evocação irá garantir também que na história do lugar, a memória destes homens se eternize e perdure pela vida fora, e no coração das gerações vindouras”, sublinhou Cristina Neves.

A presidente de Junta de Freguesia de Alcanede recorda-se, do choque da notícia e da tragédia que se abateu sobre estas famílias com as suas perdas.

“Esta cerimónia homenageou concretamente estes filhos da terra, do lugar de Pé da Pedreira, mas de certa forma acabou por encerrar na sua essência todos aqueles que perderam a sua vida nas pedreiras” disse, ao Portal de Alcanede, a autarca que se mostrou sensibilizada pelo convite.

A singela homenagem contou ainda com a presença e as palavras de conforto do pároco de Alcanede, António Vicente, “o senhor nos livre destes acontecimentos trágicos, sempre muito pesados e abruptos para as famílias mas também para as empresas, para aqueles que convivem e trabalham” referiu, durante a cerimónia de benção.

Falecidos pedreiras 03

Artigos Relacionados

Motorizadas vespas e motos aceleram na Expo-Alcanede 2014

Carlos Coelho

Obras na ER 361 começam em Setembro – Outubro

Paulo Coelho

A.H.B.V.A arrecada prémio de melhores figurantes no carnaval de Santarém

Carlos Coelho