9.8 C
Alcanede
Domingo ,28 Abril, 2024
Educação

Pernes não vê com bons olhos Mega-agrupamento escolar com Alcanede

Foto: Rádio Pernes

A presidente da Junta de Freguesia de Pernes não quer ver o agrupamento escolar ser anexado a Alcanede. Uma solução prevista na reorganização do mapa escolar do concelho, recentemente aprovada pela Câmara Municipal de Santarém.

Em declarações à Rádio Pernes, Salomé Vieira admitiu a agregação como inevitável, mas defendeu que seria mais lógico fazê-la com Santarém.

“Nada temos contra Alcanede, mas as nossas afinidades são com Santarém. E tendo em vista o Currículo Escolar pretendido, do pré-escolar ao 12.º ano, não faz sentido juntar dois agrupamentos que só vão até ao 9.º ano”, referiu.

A autarca lembrou ainda questões como as acessibilidades, ou a sobrelotação do agrupamento de Alcanede para defender essa agregação como “contra-natura”, motivos que levaram além da Junta de Freguesia local, também a Associação de Pais e o Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Pernes, a oporem-se à criação deste Mega-agrupamento.

Segundo Salomé Vieira, a curto prazo, não está prevista a ida de alunos para Alcanede mas, essa é uma questão que, no futuro, preocupa os pernenses.“A vereadora da educação transmitiu-nos que não vão ser encerradas salas de aulas em Pernes, mas numa perspetiva de futuro, corremos o risco de ver baixar o número de alunos e sermos obrigados a ir para Alcanede”, explicou. Nos próximos dias os pais dos alunos também serão ouvidos para que seja adotada uma posição mais ampla.

A decisão está tomada, e conta com o apoio da Câmara de Santarém, mas Salomé Vieira não dá o caso como perdido,“Penso que a decisão está tomada, mas vamos fazer tudo para que seja reversível. A junta de freguesia vai enviar uma carta à vereadora da educação, a repudiar a decisão de sexta-feira”, disse. A autarca lembrou ainda que “a nível nacional, há várias providências cautelares contra os agrupamentos escolares”.

Questionada ainda sobre se a decisão é irreversível? A autarca referiu que “Poderá ser ou não, consoante nós nos mexermos”.

 

Artigos Relacionados

Criação do Mega-agrupamento Alcanede/Pernes poderá colocar em causa alguns docentes

Paulo Coelho

Alunos da EB 2,3 de Alcanede na final nacional das XV Olímpiadas do Ambiente

Paulo Coelho

Agrupamento de escolas de Alcanede recebeu visita de delegações estrangeiras

Portal Alcanede