17.7 C
Alcanede
Segunda-feira ,29 Abril, 2024
Sociedade

Direção dos Bombeiros Voluntários de Alcanede admite publicar lista de devedores

A direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcanede (A.H.B.V.A) está a ponderar publicar uma lista com os nomes dos devedores que se recusam a pagar os serviços prestados. O Portal de Alcanede apurou junto de fonte próxima da direção que “perante a passividade das pessoas a quem foi solicitado o pagamento total ou parcial dos serviços em divida”, torna-se insustentável suportar o custo do transporte de centenas de serviços anuais que não são comparticipados pelo INEM.

Segundo a associação, a falta de cumprimento por parte das pessoas é generalizado e nem com as facilidades de pagamento concedidas a situação tem melhorado. Neste quadro de incumprimento a A.H.B.V.A lamenta que o problema esteja a influenciar negativamente “os compromissos que a associação tem perante os fornecedores”.

Num esclarecimento que será enviado nos próximos dias à população, a instituição recorda que “contrariamente ao que muita gente pensa, o Serviço Integrado de Emergência Médica é administrado pelo INEM e não pelos Bombeiros”. No mesmo documento é explicado que, caso o INEM não considere o serviço urgente, é enviada uma ambulância dos Bombeiros, um procedimento que acarreta custos para os utentes que não são suportados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica.

Para evitar o agravamento do problema, a A.H.B.V.A sugere para os casos que não sejam urgentes que “sendo possível e se isso não agravar o estado do doente, o transporte seja feito em automóvel próprio”. No mesmo documento, além de outros pontos, é ainda sublinhada a importância da utilização de uma ambulância que, como meio de socorro, “pode fazer falta para uma ocorrência mais grave”.

O Portal de Alcanede transcreve na íntegra o esclarecimento feito pelos Bombeiros Voluntários de Alcanede à população.

Logotipo BVA miniatura

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ALCANEDE

ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO


Para esclarecimento de algumas dúvidas que se fazem ouvir na população, os Bombeiros Voluntários de Alcanede vêm informar o seguinte:

Perante uma emergência, o utente deve ligar para o INEM 112 ou para os Bombeiros 243409200 e transmitir clara e pausadamente o seguinte:

1. O seu nome e a localização da ocorrência;

2. Indicar qual o tipo de ocorrência (acidente, incêndio, doença súbita, queda, etc);

3. Localização e número de vítimas. Indicar a eventual presença de crianças ou grávidas;

4. Em caso de acidente, não tente retirar as vítimas do local em que se encontram mas informe-nos se não saírem pelos seus próprios meios;

5. Responda calmamente a todas as perguntas que lhe fizerem. Lembre-se que depende de si a qualidade do socorro prestado;

6. Não tenha pressa – O socorro está a ser mobilizado.

IMPORTANTE:

Contrariamente ao que muita gente pensa, o Serviço Integrado de Emergência Médica é administrado pelo INEM e não pelos Bombeiros.
Ainda que ligue para os Bombeiros, terá SEMPRE que receber uma chamada do INEM, que avalia a gravidade da situação e poderá, ou não, considerar o serviço urgente.
Se o INEM considerar o serviço como não urgente, enviará uma ambulância dos Bombeiros, contudo não pagará o serviço.

É importante que a população compreenda que é incomportável para os Bombeiros, suportar o custo de transporte de centenas de serviços por ano, que não são suportados pelo INEM. A Associação tem actualmente uma lista de devedores que, apesar da insistência e das facilidades de pagamento concedidas se recusam a pagar, impedindo a Associação de cumprir os seus compromissos com os fornecedores.

Assim, se o INEM não comparticipar no custo do serviço, terão que ser os utentes a pagar o transporte. Neste caso, aconselhamos que, sendo possível e se isso não agravar o estado do doente, o transporte seja feito em automóvel próprio. No Hospital é sempre feita uma triagem, seja qual for o transporte utilizado. Não é por ir de ambulância que é atendido mais depressa. Lembre-se que poderá estar a utilizar um meio de socorro que pode fazer falta para uma ocorrência mais grave.

Cumpra estas regras e assim poderemos prestar um socorro melhor e mais eficaz.

Obrigado por nos ajudar a socorrer!

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 652 vezes


Artigos Relacionados

Gastronomia, religião e cultura de mãos dadas em Mata do Rei dia 8 de janeiro

Portal Alcanede

12 Candidatas concorrem no próximo dia 1 de outubro a Miss Freguesia de Alcanede

Carlos Coelho

Jovens PBM promovem Festival de Sopas durante a festa de Santo António

Paulo Coelho