15 C
Alcanede
Terça-feira ,30 Novembro, 2021
Cultura

SFA organiza 1ª MasterClass de Saxofone em Alcanede

A Sociedade Filarmónica Alcanedense (SFA) convidou o mestrado Ricardo Pires para orientar a 1ª MasterClass de Saxofone organizada por esta instituição musical. A iniciativa vai decorrer nos dias 26 e 27 de julho de 2013, na sede da SFA, nas antigas instalações da Escola Primária de Alcanede.

Nos dois dias, a MasterClass terá lugar entre as 10 e as 13H e das 14.30 às19 Horas. A apresentação final, no dia 27 de julho, decorrerá em local ainda a designar, a partir das sete da tarde.

As inscrições são limitadas a 15 participantes e deverão ser efetuadas até ao dia 22 de julho, através do número 960 223 009 ou pelo email: filarmonicaalcanedense@gmail.com.

Sobre Ricardo Pires

Mestrado em Saxofone performance na Universidade de Évora, licenciatura em Saxofone na ESML com os professores José Massarrão e Alberto Roque. Iniciou os seus estudos na Banda Marcial de Fermentelos, posteriormente estudou no Conservatório de Música de Águeda e Aveiro com os professores Carlos Firmino e João Figueiredo, respetivamente.

Continuou o seu percurso académico na Escola Profissional de Música de Espinho, em 2000, sob a orientação do Professor Francisco Ferreira. Frequentou vários Master Class com José Massarão, Francisco Ferreira, Quarteto de Saxofones de Amesterdão, Stéphane Laporte, Jean- Yves Fourmeau, Claude Delangle, António Felipe Belijar, Richard Ducros e Christian Lauba.

Trabalhou com diversas orquestras, dentro das quais se destacam Orquestra de Música de Cinema, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Gulbenkian e Orquestra do Algarve.

Apresentou- se também a solo com várias orquestras, nomeadamente a Orquestra Clássica da EPME, Orquestra de Sopros da ESML, Banda Sinfónica GNR, Banda Sinfónica Portuguesa, Ensemble de Saxofones FISP, Ensemble de Saxofones ESML e Orquestra Gulbenkian.

Foi laureado em vários concursos, dos quais se destacam, 1º Classificado Concurso Jovens Solistas EPME em 2001 e 2002, 1º Classificado no Prémio Jovens Músicos da RDP, na categoria de Saxofone solista, nível superior em 2009 e 2º classificado do referido concurso em 2002; 3º classificado II Concurso Internacional Victor Santos em Palmela em 2007 e finalista do Concurso para Quartetos de Saxofone Yamaha (Madrid).

Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, entre 2001 e 2005, e posteriormente em 2009 e 2010. Tem realizado vários recitais em música de câmara e solo, entre os quais recitais para a Antena 2 e Casa da Música. Presentemente é membro da Banda Sinfónica da GNR e professor de Saxofone no Conservatório de Música de Sintra.

Cartaz Masterclass Saxofone PortalAlcanede

Artigos Relacionados

Banda de Alcanede apresenta concerto especial de carnaval durante as festas de Aldeia de Além

Carlos Coelho

Banda de Alcanede celebra Santa Cecília e reúne 200 pessoas em convívio

Paulo Coelho

Grupo Villa Quarteto de Alcanede participa na “Cesta D’Artes”

Carlos Coelho