10.6 C
Alcanede
Quinta-feira ,2 Dezembro, 2021
Economia

Inauguração do “Pátio do Judeu” em Valverde aposta no Turismo Rural

O turismo em espaço rural ganhou uma nova dimensão na freguesia de Alcanede com a inauguração no passado domingo dia 21 de dezembro de 2014, do “Pátio do Judeu”, situado na aldeia de Valverde, localidade inserida no ambiente do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros (PNSAC).


“É o concretizar de um sonho que começou com os meus pais há mais de 20 anos”
, disse ao Portal de Alcanede (PA) a jovem empresária Sara Carolino que explicou o motivo da escolha de nome para o empreendimento, “ tem origem numa lenda familiar, o primeiro dono era conhecido por judeu, alcunha que passou de pai para filho e o local ficou conhecido como o casal do judeu, adaptámos para pátio”.
 

O investimento na reconstrução do antigo edifício teve o apoio do Proder – Programa de Desenvolvimento Rural, em 60% do custo que rondou os 285 mil euros, proporcionando a criação de 2 postos de trabalho. As obras estiveram a cargo da firma “João Branco & Filhos, lda”, e resultaram numa sala de convívio e refeições, com lareira antiga e forno a lenha, 3 apartamentos, um dos quais uma suite, com casa de banho privada, kitchnet equipada e acesso direto para a rua. O empreendimento é ainda composto por 3 quartos, também com casa de banho e acesso direto ao exterior.
 

As atividades propostas aos visitantes são diversas, passando pela organização de passeios pela natureza em circuitos pré-definidos (pedestres, jipe, cavalo, carroça), programas agricolas de acordo com a época do ano e a organização de roteiros turísticos tendo em conta os vários pontos de interesse locais. Além destas ofertas, “O Pátio do Judeu” pretende “organizar workshops de receitas típicas da região e disponibilizar o espaço para eventos de pequenas dimensões com serviço de catering”.
 

Dos sabores regionais temperados com plantas aromáticas colhidas localmente, à arte de fazer o pão nos tempos em que se usavam as mós para moer o trigo, “há uma história que o pátio do Judeu tem para contar, com o apoio de parceiros regionais”, refere.
 

Numa perspetiva de desenvolvimento local e promoção do turismo, a empresária Sara Carolino, reconhece a importância de proporcionar aos visitantes mais que “uma estadia, mas toda a experiência de descoberta de uma região onde reina a rocha calcária a fauna e flora”.
 

VER FOTOS

Artigos Relacionados

Empresa Fravizel na rota do Secretário de Estado Adjunto e da Economia

Portal Alcanede

Pastelaria “O Estaladiço” em Alcanede reabre com nova gerência

Paulo Coelho

Pharma Castelo – A nova parafarmácia de Alcanede já abriu ao público

Portal Alcanede