10.3 C
Alcanede
Terça-feira ,26 Outubro, 2021
Economia

Filstone realça em vídeo a sua essência com olhos postos no futuro

A Filstone, empresa que se dedica à exploração e comercialização de calcários, e cujas raízes se localizam na freguesia de Alcanede, lançou um novo vídeo que resume, em pouco minutos a sua essência, desde o trabalho aos projetos, inovação, compromisso ambiental, recursos humanos e outros temas que são caraterísticos desta empresa que continua na senda do crescimento desde o primeiro “despertar”, por iniciativa de Francisco dos Santos “Canteiro”, em 1903.

A cantaria acabou por ser o primeiro passo, até que Daniel Filipe, em 1966, convidou os seus irmãos para criarem a Manuel Rafael Filipe e Irmãos, Lda, também conhecida como “Rafaéis”, para se dedicar à exploração de várias pedreiras na região dos calcários.

Em 1987, Alfredo Filipe, filho, começa um projeto próprio para a exploração de pedreiras de calcário – a Filipedra, Indústria de Mármores, Lda, que viria a tornar-se uma das primeiras empresas nacionais a apostar na área da transformação do produto em mobiliário de pedra.

Os anos foram passando e a necessidade de expansão foi evidente. Nesse sentido, em 2002, nasceu a Filstone – Comércio de Rochas, Lda, criada pelo neto, Ricardo, o pai, Alfredo, e o avô, Daniel Filipe.

Filstone 2021

Após uma parceria com a Kingstar, e em apenas três anos, são introduzidos novos produtos de diversas pedreiras de calcário português na China e, em 2008, a empresa adquire a pedreira em Casal Farto, Fátima.

Em 2012, arrancou o projeto de construção da fábrica Kingstar em Dafeng, Shanghai, e dois anos depois abriu a primeira fase da fábrica.

Em março de 2021, e após um novo desafio imposto pela pandemia, a Filstone inaugurou o primeiro Filstone Center, em Yunfu, reforçando a presença dos seus materiais na China. Além da promoção das novas massas, o Filstone Center Yunfu permite facilitar a compra de blocos de pedra calcária Filstone sem os normais constrangimentos de tempo e distância.

Em Portugal, a Filstone tem também uma pedreira de granito em Alpalhão, Nisa, Portalegre.

Foto e vídeo: Filstone

Artigos Relacionados

Antigo jardim de infância de Alcanede acolhe Incubadora de empresas

Carlos Coelho

Exportação de pedra calcária cresceu cinquenta por cento para o mercado chinês

Paulo Coelho

Milhares de visitantes esperados na ExpoAlcanede 2019

Portal Alcanede