16.9 C
Alcanede
Sexta-feira ,26 Abril, 2024
Desporto

ADAR marca presença em três competições no mesmo fim de semana

A Associação Desportiva de Aldeia da Ribeira (ADAR), esteve representada no fim de semana de 21 e 22 de março em três eventos diferentes ligados ao B.T.T. A 1ª Edição W Shopping – Resistência BTT (3 horas), realizou-se no sábado dia 21 de março, proporcionando um verdadeiro espetáculo nas ruas da cidade de Santarém.

Marcaram presença 140 atletas que durante três horas (18h-21h) pedalaram num circuito de 8 km com o objetivo de conseguirem atingir o maior número de voltas.

O atleta da ADAR, Luís Nogueira, não teve a sorte do seu lado ao registar dois furos que obrigaram à desistência da prova, após uma 1h29m de corrida. Apesar das contrariedades, Luis Nogueira, considerou o evento como marcante, “envolvido num grande ambiente e com uma organização muito profissional”. A prova viria a ser ganha pelo atleta, Nuno Inácio, do Clube Viveiros Vítor Lourenço/Nutrimania, tendo feito nove voltas ao percurso nas três horas.

A formação de BTT de Aldeia da Ribeira marcou também presença com 10 atletas na 2ª Prova da Taça de Portugal de Dh em Pampilhosa da Serra. Este tipo de evento é caraterizado pelos treinos obrigatórios no sábado e as provas no domingo.

A Pampilhosa da Serra tem tido nos últimos anos um lugar no calendário nacional do Downhill demonstrando que sabe receber a modalidade, com muito público a assistir, num percurso muito rápido, técnico e divertido e com infraestruturas de qualidade.

Este ano foi especialmente diferente com 260 atletas presentes, muitos deles profissionais e internacionais, parecendo quase uma prova da Taça do Mundo pelo elevado nível de qualidade dos pilotos.

A 2ª Prova da Taça de Portugal de Dh em Pampilhosa da Serra terminou sem apresentar no pódio atletas portugueses.O 1º lugar viria a ser ocupado pelo vencedor da Taça do Mundo de 2014, Josh Bryceland, que percorreu os quase dois quilómetros (com um desnível de 400 metros) em 2 minutos e 23 segundos. Francisco Pardal foi o melhor português em exibição ao arrecadar o 4º lugar a 1 segundo e 50 milésimos.

A qualidade dos atletas presentes na competição de Pampilhosa da Serra provocou várias alterações ao nível das qualificações, relegando os melhores portugueses para lugares pouco habituais, em virtude da supremacia dos pilotos estrangeiros, a sua maioria profissionais.

Apesar deste fator, a ADAR esteve em bom nível, terminando com quatros atletas no TOP 21 dos portugueses na classe elites (classe rainha). Fernando Aires fez o 9º lugar (com o tempo de 2m40s), Marcelo Costa 11º (2m41s), Tomé Lopes 20º (2m45s) e João Ferreira 21º (2m46s).

Na classificação geral, Fernando Aires e Marcelo Costa ocuparam o 10º e 14º lugar no quadro dos atletas nacionais. O jovem Tomás Barreiros, conseguiu um excelente 5º lugar na classe cadetes, ficando perto do pódio. Destaque também para a participação dos pilotos Nuno Lopes, Ricardo Ribeiro e Orlando Alcobia que na classe Master 30, uma das mais disputadas nos últimos anos, obtiveram o 7º, 8º e 12º lugar respetivamente. Por equipas a ADAR ficou em 7º lugar, subindo uma posição em relação à primeira etapa, o que revela também o esforço dos atletas.

Num fim de semana recheado de competições Martino Montez, representou a ADAR em Marrazes/Leiria na 1ª Prova da Taça de Portugal de Cross Country Liberty Seguros, que foi vencida na classe rainha (elites) pelo atual campeão nacional e atleta olímpico, David Rosa.

Em femininos, a estoniana Maaris Meier (Maiatos/Reabnorte) levou a melhor sobre as suas adversárias. Em Leiria estiveram presentes os melhores atletas de XC de Portugal, tornando esta prova bastante disputada nas várias classes.

Martino Montez, devido à exigência da sua profissão teve alguma dificuldade em manter os ritmos de treino para a sua preparação, mas mesmo assim demonstrou estar em boa forma ao registar o 17º lugar na classe Master 40, a menos de 10m do vencedor da sua classe que foi António Sousa (clube Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão) e onde constavam 37 inscritos.

Colaboração: João Ferreira

VER FOTOS

Artigos Relacionados

Triatlo – Queda na última volta obrigou Alexandre Montez a desistir em Quarteira

Portal Alcanede

Sines – Festa do triatlo consagra o atleta Alcanedense Alexandre Montez

Carlos Coelho

Alunos do dojo de Alcanede fazem demonstração de técnicas de Karatê

Carlos Coelho