17.5 C
Alcanede
Sábado ,4 Maio, 2024
Sociedade

Alcanede, Gançaria, Abrã e Amiais de Baixo mantêm o estatuto de freguesias autónomas

O PSD propôs e viu aprovado na última assembleia municipal de Santarém, o novo mapa das freguesias do concelho. Alcanede, Gançaria, Abrã e Amiais de Baixo vão manter o estatuto de sede de freguesia, sem necessidade de qualquer agregação ou extinção. O mesmo acontece com Abitureiras, Alcanhões, Almoster, Arneiro das Milhariças, Moçarria, Pernes, Póvoa da Isenta e Vale de Santarém.
Apesar da aprovação, o documento foi classificado pela oposição como “uma trapalhada recheada de ilegalidades e de tacticismo político conduzido contra a vontade das populações e sem ouvir a maior parte dos presidentes de junta envolvidos”, refere o jornal O Mirante.

O semanário afirma que, “para se aferir da consistência da proposta do PSD basta dizer que na véspera das eleições o partido pediu para substituir o mapa de união de freguesias já enviado para assembleia municipal, apresentando outro com alterações substanciais”.

A sustentação é feita com base na primeira versão, que defendia a agregação das freguesias citadinas de Santa Iria da Ribeira e de Marvila com o Vale de Santarém e as de São Salvador e de São Nicolau com as de Várzea e Romeira.

Na segunda versão, que foi aprovada com forte contestação, propôs-se a união das freguesias da cidade (Santa Iria da Ribeira, Marvila, São Nicolau e São Salvador). Ficou ainda acertada a união das freguesias de Achete, Azóia de Baixo e Póvoa de Santarém; de Várzea e Romeira; de Tremês e Azóia de Cima; de Casével e Vaqueiros; e de São Vicente do Paul e Vale de Figueira.
 

Artigos Relacionados

(Video) Caçadores da Serra do Alecrim abriram temporada de caça aos tordos

Paulo Coelho

Viatura roubada em Alcanede foi incêndiada

Paulo Coelho

População adere em massa à iniciativa dos Bombeiros Voluntários de Alcanede

Paulo Coelho