10 C
Alcanede
Quarta-feira ,1 Maio, 2024
Sociedade

Santarém, concelho amigo do ambiente: Mobilidade Eléctrica

Francisco Moita Flores, presidente da Câmara Municipal de Santarém, esteve presente no passado dia 19, na Expo Alcanede a presidir a sessão pública subordinada ao tema “Santarém, Concelho amigo do ambiente: Mobilidade Eléctrica”, proferida pelas técnicas da autarquia Maria João Cardoso, chefe da divisão de Resíduos e Promoção Ambiental, e Catarina Pires, chefe de divisão de Ordenamento do Território.

Estiveram também presentes nesta sessão pública, Manuel Joaquim Vieira, presidente da Junta de Freguesia de Alcanede, e Alexandre Gouveia, representante da Honda.
Catarina Pires apresentou o Programa da Mobilidade Eléctrica que está a ser desenvolvido pela Câmara Municipal de Santarém, que teve como primeiro passo a assinatura do acordo para a Mobilidade eléctrica, assinado no passado mês de Junho, entre a autarquia e o Ministro da Economia e o Ministro do Ambiente.

Maria João Cardoso apresentou as alterações climáticas, do nosso ambiente, e do contributo da mobilidade eléctrica para o combate dessas mesmas alterações, apresentando o enquadramento deste projecto da mobilidade eléctrica.

Francisco Moita Flores começou por referir que quando se começou a falar de mobilidade eléctrica e das energias alternativas verificou logo que Santarém tem condições de excepção para poder competir com os melhores nesta área. “Santarém tem rios – Alviela e Tejo – que nos permite pensar na energia hidráulica. Santarém tem uma mancha florestal muito forte que nos permite pensar na biomassa, aliás, o concelho de Santarém tem neste momento aprovado uma central de biomassa. Temos a Serra e a capacidade de produzir energia eólica, como já hoje produzimos. Temos um dos Concelhos com maior exposição à luz solar que nos permite criar as célebres fotovoltaicas para produzir energia renovável”.

Santarém, juntamente com outros 24 concelhos, vai ser pioneira da mobilidade eléctrica em Portugal. A Câmara Municipal de Santarém assinou um protocolo com o governo que obriga a autarquia a alterar a sua frota automóvel em 20 % para frota eléctrica até 2013.

O mesmo protocolo obriga a autarquia a um sistema de reabastecimento para a mobilidade eléctrica, que a autarquia pretende estender de Santarém a Amiais de Baixo e Alcanede.

O objectivo da Edilidade é transformar Santarém numa das capitais pioneiras das energias amigas do ambiente “porque não temos dúvidas que após estas 25 cidades outras se seguirão, referiu Francisco Moita Flores.

A autarquia criou uma comissão, constituída por Maria João Cardoso, chefe da divisão de Resíduos e Promoção Ambiental, Catarina Pires, chefe de divisão de Ordenamento do Território e Susana Varela Lopes, do departamento de Obras e Equipamentos, que têm estado a estudar os sistemas de implementação dos sistemas de recarregamento dos automóveis em Santarém.

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 332 vezes

Artigos Relacionados

Cidadão em greve de fome por diferendo com a Junta de Freguesia de Alcanede

Portal Alcanede

Bombeiros de Alcanede na operação “Fátima 2016”

Carlos Coelho

Após obras de melhoramentos Associação de Vale da Trave pronta para receber festa anual

Portal Alcanede