A Força Operacional Conjunta Nacional (FOCON) enviada para o Canadá a fim de apoiar no combate aos incêndios florestais no país chega esta quinta-feira, dia 29 de junho, a Portugal. A receção ao contingente português decorrerá no Terminal Militar de Figo Maduro (Lisboa), pelas 22h15.
Tal como noticiado pelo Portal de Alcanede, a 14 de junho, nesta comitiva que agora regressa ao nosso país, estiveram 3 elementos da Força Especial de Bombeiros, David Bento, 43 anos, Laurémio Bacalhau, 40 anos, e Paulo Filipe, 49 anos, que pertencem aos quadros da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) na Força Especial de Proteção Civil (FEPC), e que têm em comum o facto de estarem, também, ligados aos Bombeiros Voluntários de Alcanede há mais de duas décadas.
A FOCON, composta por 140 operacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), da Força Especial de Proteção Civil (FEPC) da ANEPC, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), elementos das corporações de bombeiros da Região Centro e da Região Autónoma da Madeira, e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), partiu de Lisboa no dia 14 de junho. A missão portuguesa, chefiada pelo 2.º Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil do Norte, Armando Silva, atuou em Lebel-sur-Quévillion, na Província do Quebec, uma da mais afetadas pelos incêndios.
A ajuda de Portugal decorreu do pedido de assistência internacional para combate a incêndios florestais que as autoridades canadianas fizeram através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.
Foto: Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil