Terça-feira ,8 Outubro, 2024
Sociedade

Elementos da Força Operacional Conjunta no Canadá chegam esta quinta-feira a Portugal

A Força Operacional Conjunta Nacional (FOCON) enviada para o Canadá a fim de apoiar no combate aos incêndios florestais no país chega esta quinta-feira, dia 29 de junho, a Portugal. A receção ao contingente português decorrerá no Terminal Militar de Figo Maduro (Lisboa), pelas 22h15.

Tal como noticiado pelo Portal de Alcanede, a 14 de junho, nesta comitiva que agora regressa ao nosso país, estiveram 3 elementos da Força Especial de Bombeiros, David Bento, 43 anos, Laurémio Bacalhau, 40 anos, e Paulo Filipe, 49 anos, que pertencem aos quadros da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) na Força Especial de Proteção Civil (FEPC), e que têm em comum o facto de estarem, também, ligados aos Bombeiros Voluntários de Alcanede há mais de duas décadas.

A FOCON, composta por 140 operacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), da Força Especial de Proteção Civil (FEPC) da ANEPC, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), elementos das corporações de bombeiros da Região Centro e da Região Autónoma da Madeira, e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), partiu de Lisboa no dia 14 de junho. A missão portuguesa, chefiada pelo 2.º Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil do Norte, Armando Silva, atuou em Lebel-sur-Quévillion, na Província do Quebec, uma da mais afetadas pelos incêndios. 

A ajuda de Portugal decorreu do pedido de assistência internacional para combate a incêndios florestais que as autoridades canadianas fizeram através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

Foto: Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil


Artigos Relacionados

Gatunos voltam a atacar na freguesia de Alcanede, desta vez em Aldeia da Ribeira

Paulo Coelho

Forte componente musical nas festas em Honra de Santa Susana, em Pé da Pedreira

Carlos Coelho

A.H. Bombeiros Voluntários de Alcanede com direção renovada por mais três anos

Paulo Coelho