Um ou mais indivíduos tentaram assaltar, na madrugada desta quarta-feira, 20 de julho de 2022, a Igreja Matriz de Alcanede. Para entrarem, os intrusos utilizaram os andaimes ali existentes devido às atuais obras de requalificação do templo, forçando a janela da varanda da fachada principal.
O alerta foi dado pela equipa que está a proceder à colocação dos azulejos e que logo pela manhã notaram que algo estava diferente, já que não só a janela da fachada estava aberta como também a porta da sacristia tinha sido mexida.
Em declarações ao Portal de Alcanede, o Pe. António Vicente indicou que “arrancaram as divisórias da janela, mas deram conta de que o vidro é único de alto a baixo”, pelo que “fizeram pressão e partiram os fechos”, desabafou. A intrusão na Igreja Matriz de Alcanede, felizmente, não passou de uma tentativa de assalto, já que “as imagens mais valiosas não estão lá, estão guardadas em local seguro”.
Aparentemente nada foi levado, mas o Pe. Vicente acredita que é o momento de deixar um alerta a toda a comunidade, “é muito importante que as pessoas estejam vigilantes, muito atentas”, até porque nos últimos tempos têm aumentado os assaltos a Igrejas e Capelas, “cada vez mais temos de estar vigilantes à presença de viaturas e pessoas estranhas à nossa comunidade”, apelou.
A GNR de Santarém está a tomar conta da ocorrência.


