11.9 C
Alcanede
Sexta-feira ,26 Abril, 2024
ColetividadesSociedade

Associação Cultural dos Mosteiros luta para novamente se reerguer

A Associação Cultural Desportiva e Recreativa Mosteirense (ACDRM), após 10 anos de completa inatividade, quer reerguer-se definitivamente no associativismo da freguesia de Alcanede. Cientes das dificuldades, há cerca de um ano e meio, um grupo de amigos juntou-se para formar um novo corpo diretivo e assim darem continuidade às tradições dos mosteirenses, sempre com um olhar muito profundo para a sede da coletividade.

A tarefa não é fácil, mas com apoio é totalmente possível, “os poucos que temos nos Mosteiros e arredores colaboram bem, a população ajuda” disse ao Portal de Alcanede o Presidente da Assembleia-Geral da ACDRM. António Ferreira admite que tem sido complicado, mas acredita que existem “pernas para andar” e que o trabalho reiniciado terá futuro.

Apesar de parada durante uma década, a Associação acabou por acumular uma divida de cerca de “6000€ de IMI às finanças” inerentes ao espaço que lhe pertence, mas que nesta fase o diálogo para solucionar a questão está em marcha, “neste momento estamos a negociar com as finanças pagar o que a Associação deve em prestações”, daí que na próxima 4ª feira, 2 de março, “vamos ter uma reunião. Não sei se haverá possibilidade de ser por dois anos, por cinco, veremos” disse.

A descoberta do valor em divida surgiu quando a atual direção verificou que “chovia aqui dentro como na rua”, eliminando uma caleira que estava a dar problemas e colocou novas janelas “sem verbas para isso“. Ao contactarem a Câmara de Santarém para eventual apoio, foram informados de que existia uma verba de 1000€ para ajudar a obras, mas que “não estavam reunidas as condições para levantar esse dinheiro, devido a uma divida de IMI às finanças e tal não era compatível”, desabafou.

A necessidade de obras na Associação Cultural Desportiva e Recreativa Mosteirense são bem visíveis, “é urgente rebocar o edifício no exterior”, que ainda está em tijolo, “ou pelo menos salpicar e posteriormente rebocar e pintar. Assim como as obras necessárias no interior do espaço” afirmou à nossa reportagem António Ferreira.

Dentro do pavilhão é necessário “alterar as casas de banho”, com consequente mudança de sítio, “pavimentar o 2º piso e construir escadas para o mesmo, e recuperar o palco e camarins” assinalou o dirigente associativo, embora já tenha sido construída uma casa de banho para pessoas com necessidades especiais na zona de cafetaria/convívio.

A zona exterior circundante à coletividade e à Capela de Santa Catarina é fulcral para bem acolher que ali se desloca e, nesse sentido, a direção da Associação e a Comissão de Culto da Capela enviaram, em missiva conjunta, assinada por António Ferreira e Nuno Quitério Lopes, um pedido à Câmara Municipal de Santarém, em junho do ano passado, onde solicitaram o alcatroamento do Largo Santa Catarina, lembrando que o mesmo “tem grande interesse para a população de Mosteiros e toda a freguesia, uma vez que serve de parque e passagem de pessoas…”, citamos.

A aparente melhoria da pandemia leva o corpo diretivo da ACDRM a acreditar que, em breve, será possível “ter aos domingos à tarde matinés só para jovens e abertas a todos os visitantes da freguesia e fora dela”. O Presidente da AG da Associação de Mosteiros disse ainda ao Portal de Alcanede que, “estamos abertos todos os dias”, e que algumas pessoas “veem passar um bocadinho da tarde a jogar às cartas, damas, etc.”, momentos que a direção aproveita “para fazer o sorteio de uns cabazes que nos ajudam assim a pagar a luz, água e por aí fora” e que o Portal teve hoje oportunidade de testemunhar.

Atualmente a direção da Associação Cultural Desportiva e Recreativa Mosteirense, recente reconduzida para mais dois anos de trabalho, é composta por:

Assembleia Geral

Presidente – António Ferreira

1º Secretário – Tiago Ferreira

Vogal – Joaquim Formiga

Direção

Presidente – Luísa Martins

Vice-presidente – Noélia Piedade

Tesoureiro – Amândio António

1º Vogal – Teresa Nogueira

2º Vogal – Marina Martins

Conselho Fiscal

Presidente – Alexandre Piedade

1º Secretário – Bruno de Jesus

1º Vogal – Fernando Ferreira

Espaço exterior da ACDRM
Espaço exterior da ACDRM
Palco atual
Vista do palco para a plateia
Nova casa de banho para pessoas com necessidades especiais
Placa colocada à entrada do pavilhão
António Ferreira e Sofia Alves
Um dos cabazes em sorteio

Artigos Relacionados

Exemplo de funcionárias da SCMA teve eco no jornal Voz das Misericórdias

Portal Alcanede

Associação Humanitária dos BVA convoca associados para Assembleia Geral Ordinária

Portal Alcanede

SCMA entregou certificados a beneficiários do projeto vencedor BPI Fundação “la caixa” – Movimento Re-fresh

Portal Alcanede