19.3 C
Alcanede
Sexta-feira ,19 Julho, 2024
AlcanedeCultura

Luís Duarte Melo lança livro Santa Casa da Misericórdia de Alcanede – Memória e Identidade

O alcanedense Luís Duarte Melo vai lançar, no próximo dia 29 de novembro de 2020, o livro «Santa Casa da Misericórdia de Alcanede – Memória e Identidade». O evento terá lugar na Igreja da Misericórdia da vila, às 11h30, logo após a Assembleia Geral da Santa Casa que se iniciará uma hora e meia antes, no mesmo local.

O autor e editor da obra refere que “Na primeira parte deste trabalho damos nota de alguns acontecimentos anteriores à fundação da Misericórdia de Alcanede e que contribuíram para a sua origem”, lê-se na sinopse do livro.

O texto indica que “A enfase é dada à Confraria do Espírito Santo de Alcanede, de quem a Irmandade desta Santa Casa foi herdeira, nos planos assistencial e espiritual”, sendo também abordada a fundação da Misericórdia de Lisboa, “a mãe de todas as casas homólogas do Reino”, um tema que, no entanto, “não desenvolvemos por ser alvo de vasta e qualificada bibliografia, para onde remetemos os leitores que pretendam aprofundá-lo”, citamos.

Luís Duarte Melo sublinha ainda que na segunda parte do livro, “estruturamos notas sobre a história da Santa Casa de Alcanede, desde a sua fundação até 1974, contextualizando os acontecimentos num quadro mais vasto, especialmente quanto à política nacional e das misericórdias em geral”, refere o autor.

Saliente-se que a escassez de fontes primárias anteriores a 1810 “limita o conhecimento da história da Casa, o que justificou uma pesquisa alargada noutros arquivos e fontes secundárias” e que o Compromisso de 1865, “complementado com a pesquisa ao Arquivo Histórico da Misericórdia de Alcanede, possibilitaram conhecer mais aprofundadamente o seu funcionamento durante os séculos XIX e XX”.

O livro «Santa Casa da Misericórdia de Alcanede – Memória e Identidade» dá “luz a factos desconhecidos referentes a outras irmandades da freguesia, em relação próxima com a Santa Casa e registamos a importância do Hospital das Caldas para quem ali procurava alívio para os seus males”, adianta a sinopse.

A obra inclui também informações “sobre orçamentos e contas da Irmandade da Misericórdia” e notas de alguns “alcanedenses que a integraram e administraram”, bem como uma terceira e última parte alusiva “à descrição do património histórico da Irmandade da Misericórdia de Alcanede, hoje maioritariamente associado às atividades cultuais”, citamos.

A apresentação do livro estará a cargo de Maria Antónia Athayde Amaral (EGEAC) e a sessão de boas vindas caberá à Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Alcanede, Wanda Mendo. O lançamento da obra da autoria de Luís Duarte Melo terá transmissão em direto na página facebook da Misericórdia de Alcanede.



Artigos Relacionados

Banda Filarmónica do Xartinho em concerto no Sá da Bandeira, em Santarém

Paulo Coelho

Missão de ajudar a escrever o Diário do Salvador segue a bom ritmo

Portal Alcanede

Casimira Frazão e Suzete Agostinho lançam livro sobre a Religiosidade dos Nossos Avós

Paulo Coelho