14.6 C
Alcanede
Domingo ,28 Abril, 2024
Cultura

Luís Duarte Melo apresenta novo livro em Alcanena, Santarém e Porto de Mós

“Serranos, Campinos e Bairrões – Etnografia e Falares do Ribatejo” é o titulo da nova obra literária assinada pelo alcanedense Luís Duarte Melo que, desta vez, biografou o seu bisavô Francisco Serra Frazão, nascido em 1881, na Serra de Santo António, atualmente concelho de Alcanena, e que viveu em diversas localidades da Serra, do Bairro e da Lezíria ribatejana, mas também na ilha dos Açores, Angola, Santarém e Lisboa.

Para além da narrativa sobre a multifacetada biografia pessoal e profissional de Francisco Serra Frazão, neste livro “referencia-se a sua atividade como jornalista, publicista e investigador, resultado de pesquisa a fontes primárias em arquivos públicos e privados, ancorada ainda em obras relevantes para efeitos de contextualização, bem como nalgumas fotografias coevas”, citamos.

O livro contém também “alguns dos textos publicados por Serra Frazão na imprensa em várias fases da sua vida, a benefício do conhecimento de aspetos como o estilo de escrita ou opções ideológicas”. A leitura de “Serranos, Campinos e Bairrões – Etnografia e Falares do Ribatejo”, evidenciará “abundantes fundamentos” que levaram Luís Duarte Melo a biografar seu bisavô e a “contextualizar os seus registos de vários Ribatejos em mudança, a transcrever alguns artigos de imprensa e a resgatar do cofre forte de Leite de Vasconcelos manuscritos inéditos redigidos em Santarém entre 1936 e 1940”, refere uma nota informativa enviada ao Portal de Alcanede.

O autor fará a apresentação do livro em três concelhos diferentes, a primeira em Alcanena, dia 18 de junho de 2023, pelas 14h30, no Jardim da Biblioteca, durante o Festival Literário local, em Santarém, dia 21 de junho, pelas 18 horas, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, e no dia 27 de junho, às 18 horas, no Castelo de Porto de Mós.

A edição do livro “Serranos, Campinos e Bairrões – Etnografia e Falares do Ribatejo” conta com os apoios das Câmaras Municipais de Alcanena, Porto de Mós, Santarém e Benavente.

Capa do Livro

Artigos Relacionados

Livro “Laços e Afectos” de Ivone Carrolo contém 100 poemas de amor a Alcanede

Carlos Coelho

Mosteiros celebra Nª Sª dos Enfermos dia 16 de Fevereiro

Portal Alcanede

Uma centena de bailarinos animam feriado do 25 de abril em Aldeia da Ribeira

Carlos Coelho