11.7 C
Alcanede
Quinta-feira ,22 Fevereiro, 2024
Cultura

Luís Duarte Melo apresenta novo livro em Alcanena, Santarém e Porto de Mós

“Serranos, Campinos e Bairrões – Etnografia e Falares do Ribatejo” é o titulo da nova obra literária assinada pelo alcanedense Luís Duarte Melo que, desta vez, biografou o seu bisavô Francisco Serra Frazão, nascido em 1881, na Serra de Santo António, atualmente concelho de Alcanena, e que viveu em diversas localidades da Serra, do Bairro e da Lezíria ribatejana, mas também na ilha dos Açores, Angola, Santarém e Lisboa.

Para além da narrativa sobre a multifacetada biografia pessoal e profissional de Francisco Serra Frazão, neste livro “referencia-se a sua atividade como jornalista, publicista e investigador, resultado de pesquisa a fontes primárias em arquivos públicos e privados, ancorada ainda em obras relevantes para efeitos de contextualização, bem como nalgumas fotografias coevas”, citamos.

O livro contém também “alguns dos textos publicados por Serra Frazão na imprensa em várias fases da sua vida, a benefício do conhecimento de aspetos como o estilo de escrita ou opções ideológicas”. A leitura de “Serranos, Campinos e Bairrões – Etnografia e Falares do Ribatejo”, evidenciará “abundantes fundamentos” que levaram Luís Duarte Melo a biografar seu bisavô e a “contextualizar os seus registos de vários Ribatejos em mudança, a transcrever alguns artigos de imprensa e a resgatar do cofre forte de Leite de Vasconcelos manuscritos inéditos redigidos em Santarém entre 1936 e 1940”, refere uma nota informativa enviada ao Portal de Alcanede.

O autor fará a apresentação do livro em três concelhos diferentes, a primeira em Alcanena, dia 18 de junho de 2023, pelas 14h30, no Jardim da Biblioteca, durante o Festival Literário local, em Santarém, dia 21 de junho, pelas 18 horas, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, e no dia 27 de junho, às 18 horas, no Castelo de Porto de Mós.

A edição do livro “Serranos, Campinos e Bairrões – Etnografia e Falares do Ribatejo” conta com os apoios das Câmaras Municipais de Alcanena, Porto de Mós, Santarém e Benavente.

Capa do Livro

Artigos Relacionados

Video – Pé da Pedreira “Um passado que nos orgulha, alicerces de hoje”

Carlos Coelho

A.C.D. Casais da Charneca organiza Noite de Fados dia 25 de fevereiro

Portal Alcanede

Revista à Portuguesa regressa a Alcanede com Florbela Queiroz e Natalina José

Portal Alcanede