No habitual briefing do Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Santarém, realizado esta sexta-feira, 3 de Abril de 2020, foi comunicado que nas últimas 24 Horas o número de pessoas infetadas no concelho pela Covid-19 subiu para 35 no total, mais 1 do que ontem.
Em relação ao número de pessoas em vigilância ativa a tendência inverte-se, subindo para 88 casos registados, mais 10 nas últimas horas.
O comunicado avança ainda que, após reunião de coordenação entre os Comandantes dos Corpos de Bombeiros do concelho, foram transportados até ao momento para o Hospital Distrital de Santarém (HDS) pelos quatro Corpos do concelho e Cruz Vermelha Portuguesa, 45 casos suspeitos (mais 3 que ontem), sendo confirmados 3 positivos.
O Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Santarém adianta que, “devido a uma situação confirmada de COVID-19 e devido ao contacto com familiares e amigos, o SMPC solicitou apoio à GNR para aferir junto de três empresas no norte do concelho se tinham ativado os respetivos procedimentos no âmbito dos Planos de Contingência”, sem adiantar quais.
O comunicado realça ainda que o governo aprovou o despacho 4097-B/2020, “que determina os circuitos e procedimentos a adotar em lares de idosos e equipamentos da Rede Nacional de Cuidados Integrados onde sejam detetados casos de infeção por covid-19, visando proteger os utentes e trabalhadores”, citámos.
Ao nível do distrito, os casos positivos subiram para os 187 no total, mais 27 do que ontem, com os concelhos de Santarém e Benavente a registarem 35 (ambos), Cartaxo e Ourém (16), Abrantes (15), Coruche (14), Almeirim (10), Torres Novas (8), Rio maior (6), Alcanena e Salvaterra (5), Alpiarça e Barquinha (3), Ferreira do Zêzere (2), Chamusca, Constância, Golegã e Sardoal (todos com 1 caso registado).