10.3 C
Alcanede
Sábado ,27 Abril, 2024
Cultura

Associações de Alcanede participam esta noite no espectáculo “61-ABRIL-74 da Guerra à Liberdade”

Associações culturais da freguesia de Alcanede participam esta noite pelas 21h30 no espetáculo, “61-ABRIL-74 da Guerra à Liberdade” da autoria de Carlos Oliveira e direção artística de Carlos Oliveira e de Tiago Fernandes.

Os cenários são compostos por 15 cenas que ilustram inúmeros acontecimentos históricos e sociais do período entre o início da Guerra Colonial, em 1961, e a noite de 24 de Abril, quando as tropas saíram dos quartéis.

A Parada Chaimite, realiza-se na antiga Escola Prática de Cavalaria, contando também com a intervenção de 150 participantes de associações culturais, locais e concelhias, das freguesias de Vale Figueira, Pernes e Vale Figueira.

As coletividades da cidade de Santarém entram em ação através do Circulo Cultural Scalabitano e de várias valências do Conservatório de Música de Santarém, do Centro Dramático Bernardo Santareno, do Teatrinho de Santarém, do Aqui Há Gato, do GGCC – Grupo de Guitarra e Canto de Coimbra do CCRS.

Numa nota d eimprensa a organização sublinha que vão ainda participar vários actores, músicos, bailarinas, declamadores de poesia e cidadãos.

“É o palco ideal para a apresentação deste espetáculo, uma vez que foi daí que o capitão Salgueiro Maia e a sua coluna militar partiram rumo a Lisboa para ajudar a derrubar o regime”, referem.

Esta produção multidisciplinar, que inclui teatro, música, dança e poesia, vem reforçar o programa das Comemorações do 25 de Abril na cidade, sendo o resultado de uma parceria entre a Câmara de Santarém e a Comemorações Populares do 25 de Abril – Associação Cultural.

Artigos Relacionados

Companhia de Teatro Vivarte reconstitui outorga do Foral de Alcanede e Pernes no domingo dia 21 de dezembro

Carlos Coelho

SFA retoma atividade com concerto na ARCA

Portal Alcanede

Pintura, livros e baile da pinha animam Casais da Charneca

Paulo Coelho