8.1 C
Alcanede
Domingo ,28 Abril, 2024
Cultura

Sucesso motiva organização a voltar em 2018 com a Exposição de Antiguidades e Artesanato

Decorreu este fim-de-semana, em Vale do Carro, a 1ª Exposição de Antiguidades e Artesanato. A iniciativa, organizada pela Associação dos Amigos de Vale do Carro, Várzea e Casais Limítrofes, superou as expetativas e promete regressar em 2018.

Cerca de 30 expositores marcaram presença, alguns vindos de fora da freguesia de Alcanede e do concelho de Santarém, “vieram dois de Benavente e um de Coruche”, disse à nossa reportagem António Vieira, salientando que “não estava à espera deste sucesso”, referiu este elemento da comissão.

Se por um lado é verdade que o trabalho é imenso, a iniciativa foi “gratificante e contou com muito apoio”, afirmou Patrícia Vitorino, lembrando que “as filhoses foram todas oferecidas” e que as pessoas se mostraram, sempre, “dispostas a ajudar para o que fosse necessário”, salientou.

A entreajuda foi tal, que “membros da comissão, pessoas da terra e fora da terra, compraram uma vitela e organizaram um jantar”, e que “os lucros deram para pagar a picaria”, sendo que o peditório realizado “deu para pagar o músico que cá esteve, e ainda sobrou alguma coisa para o objetivo a que nos propusémos”.

O principal objetivo deste evento, e de outras iniciativas do género, prendem-se com a angariação de fundos para as obras de melhoramento da Associação, “o telhado está em más condições e temos que fazer alguma coisa antes que isto caia”, disse ao Portal de Alcanede, Eduardo Duarte, “foi algo que os nossos antepassados fizeram e é preciso preservar o que eles cá deixaram”, afirmou.

A 1ª Fase do projeto está em andamento e orçamentado em cerca de 70.000 Euros, “o projeto dará entrada na câmara antes do final deste ano e acredito que teremos apoios”, pelo menos existem promessas disso, “espero que os apoios apareçam por parte da autarquia”, referiu o responsável associativo.

O projeto inicial incidirá “sobre as obras do salão de espectáculos e uma parte dedicada ao desporto” dentro da própria sala, estando prevista uma 2ª fase, lá mais para a frente, “para o telhado do bar e para fazer um telheiro até ao limite da estrada”, disse Eduardo Duarte.

Em tempo de campanha eleitoral, alguns candidatos à Junta de Freguesia e à Câmara Municipal fizeram questão de marcar presença no evento, mas a comissão dos Amigos de Vale do Carro, Várzea e Casais Limítrofes, embora agradecida, mostrou-se atenta aos manifestos eleitorais, “vi que uma lista que é candidata diz”, no seu manifesto, “que promete apoiar várias associações”, mas “não fala da nossa! Porquê?”, questionou António Vieira.

Sem querer mencionar qual das listas em causa, o dirigente associativo apenas preferiu lembrar que, “nós e outras associações também pertencemos à freguesia e pagamos os impostos como os outros”, sendo preferível, neste caso, “não mencionar ninguém”, afirmou.

Em nome da comissão, Patrícia Vitorino, António Vieira e Eduardo Duarte, agradeceram todos os apoios que receberam, “pessoas de dentro e fora da terra e, principalmente, a todos os que nos ajudaram este fim-de-semana, foram espectaculares”, disseram ao Portal de Alcanede.

FOTOS

Artigos Relacionados

Banda do Xartinho realiza Concerto de Páscoa em Mosteiros

Portal Alcanede

Maratona de fados na Aldeia da Ribeira a 7 de dezembro

Carlos Coelho

Foral de Alcanede em exposição na Torre do Tombo até abril de 2013

Paulo Coelho