24.4 C
Alcanede
Sexta-feira ,12 Abril, 2024
Sociedade

2º Mercado Tradicional – Folar da Páscoa animou praça e rua da misericórdia em Alcanede

O 2º Mercado Tradicional – Folar da Páscoa realizou-se, no passado dia 1 de abril, no largo junto à praça e rua da misericórdia na Vila de Alcanede. No total participaram 9 Capelas e outras tantas entidades com responsabilidade social e voluntária.

O formato da 2ª edição foi idêntico à iniciativa do ano passado, tendo-se dado prioridade às Capelas da Freguesia, grupos de Catequese e outros projetos de cariz social ou de voluntariado, como foi o caso do “Um dia pela Vida” de Alcanede.

O evento congregou também, numa lógica de angariação de fundos, a participação das filarmónicas de Alcanede e Xartinho e o Rancho Folclórico de Viegas que apresentaram as suas bancas no espaço de venda do mercado.

A iniciativa privilegiou a divulgação de vários produtos caseiros regionais entre os quais, os bolos de azeite em folha de couve, ferradura da massa dos bolos de noiva, broas, azeite, chouriço, pão caseiro, mel, doces e compotas entre outras iguarias.

“O nosso propósito centra-se na oportunidade de cruzar a preparação da quadra pascal com a recuperação da tradição de confecionar e de oferecer o Folar da Páscoa entre padrinhos afilhados e outros familiares”, como era típico na região de Alcanede antes de surgirem as amêndoas, os ovos, as galinhas e coelhos de chocolate, referiu a presidente de Junta de Freguesia, Cristina Neves.

O evento que envolveu a paróquia de Alcanede, contou com o apoio da Junta de Freguesia na organização e logística e Município de Santarém, através da cedência das bancas e das grades de trânsito, mas de acordo com a autarca Alcanedense, “alcança o seu objetivo de satisfação através do sucesso coletivo de todos os participantes”.

LISTA PARTICIPANTES

Capelas
Aldeia de Além
Aldeia da Ribeira
Alqueidão do Mato
Barreirinhas e Murteira
Casais da Charneca
Mosteiros
Prado
Vale da Trave
Xartinho

Pastoral Juvenil
Catequese da Paróquia
Paróquia de Nossa Senhora da Purificação – Alcanede
Rancho Folclórico de Viegas
Sociedade Filarmónica Alcanedense
Sociedade Recreativa e Musical do Xartinho
Santa Casa da Misericórdia de Alcanede
Projeto CLDS
Projeto ” Um dia pela Vida” da Liga Portuguesa Contra o Cancro

                                                                                   Reportagem Fotográfica: Bruna Dias Coelho
foto Mercado 2017

Artigos Relacionados

Grupo de convívio 60 – 1974 convive em Rio Maior

Carlos Coelho

Marcelo Rebelo de Sousa venceu em todos os lugares da Freguesia de Alcanede seguido de André Ventura

Portal Alcanede

Nova Miss Freguesia será conhecida a 4 de outubro em Alqueidão do Rei

Carlos Coelho