11 C
Alcanede
Sexta-feira ,26 Abril, 2024
Sociedade

Espaço Trocas – Converter arroz por açucar e brinquedos por roupa já é possível em Alcanede

A tradicional carteira com euros não vale nada, no novo” Espaço Trocas” em Alcanede. A loja social, situada nas traseiras da capela da misericórdia, foi inaugurada no passado dia 13 de outubro, na presença de várias entidades ligadas ao projeto.

“Qualquer pessoa da comunidade pode participar com artigos, que depois são avaliados, recebendo créditos correspondentes na forma de afonsinhos” esclareceu Vera Godinho, a responsável do espaço em Alcanede.

Os “afonsinhos” são a moeda que interessa em determinado contexto social e económico em que se insere a lógica da troca de produtos, e que abrangem géneros alimentares, brinquedos, vestuário, produtos de decoração, produtos de higiene pessoal e de casa, livros, material escolar, artigos de papelaria, bijuteria, entre outros.

“Faz todo o sentido pensar, o que é que eu tenho a mais em casa e que pode fazer falta a alguém… é um lógica também de reutilização e apelo à questão da sustentabilidade”, referiu ao Portal de Alcanede, Maria João Queirós, a coordenadora do projeto, a crescer CLDS 3G.

“É a capacitação da comunidade que nos leva a estar aqui hoje”, disse. Trata-se de um dos eixos de intervenção do Contrato Local de Desenvolvimento Social de Santarém 3ª Geração (CLDS 3G) que inclui ações no âmbito do emprego, formação/qualificação e intervenção familiar preventiva da pobreza infantil.

Durante a cerimónia de inauguração, o presidente da APPACDM Santarém (coordenadora local da parceria) deixou uma mensagem de gratidão aos técnicos que no terreno se empenharam e disponibilizaram para ajudar o próximo.
“Este é mais um espaço de inclusão, de cidadania e da sua promoção. Um espaço de avaliação das necessidades de famílias e de pessoas mais desprotegidas” sublinhou, Luís Amaral.

“A minha única palavra é de agradecimento pela forma como esta comunidade se junta em redor das pessoas que necessitam” frisou Tiago Leite, diretor Distrital da Segurança Social de Santarém.

A presidente da Junta de Freguesia de Alcanede, no seu discurso, afirmou que “a cara deste projeto é também a nossa, porque desde a primeira hora, a junta se reviu nesta missão e nesta ação social de estar próximo das populações, às vezes nem tanto como gostaríamos”, reconheceu, Cristina Neves.

“As pessoas de Santarém são gente boa, e isso transborda no nosso conselho local de ação social”, disse Ricardo Gonçalves. O presidente da Câmara Municipal de Santarém, enalteceu em cada desafio que se coloca, o trabalho dos parceiros sociais “não há recusas e hoje estamos na abertura de um terceiro espaço que me enche de orgulho”.

A Santa Casa da Misericórdia de Alcanede é uma das entidades executoras das ações do programa CLDS 3G. O provedor, Fernando Azinheira, entende que o “Espaço Trocas” é uma mais-valia, “espero que a população corresponda a esta ideia solidária que pode e deve ser utilizada por qualquer pessoa”.

O Horário de abertura do “Espaço Trocas” acontece às Terças e Quintas-Feiras, das 10H às 12:30H e das 14h às 16h30.

A abertura desta “loja social”, a terceira no Concelho, surge através do Contrato Local de Desenvolvimento Social de Santarém 3ª Geração (CLDS 3G), projeto desenvolvido ao abrigo do Programa POISE (PT 2020), com financiamento da União Europeia (Fundo Social Europeu) e o com comparticipação pública Governo do Estado Português (Instituto da Segurança Social, IP).

VER FOTOS

Artigos Relacionados

Médico do centro de saúde de Alcanede preso por esquema fraudulento

Carlos Coelho

Expo Alcanede regressa com formato alargado para 4 noites e 3 dias de convívio

Portal Alcanede

Covid-19: Concelho de Santarém regista mais uma morte e casos positivos sobem agora para 181

Portal Alcanede