14.2 C
Alcanede
Domingo ,19 Maio, 2024
Religião

Fotos – Missa campal em Vale da Trave fez sair à rua São Sebastião e São Caetano

“Não é preciso muito para fazermos festa no nosso coração e estarmos felizes em paz e em comunhão”, foi com estas palavras que o padre António Vicente iniciou a homilia do passado dia 17 de abril na aldeia de Vale da Trave durante a missa campal em honra dos padroeiros, São Sebastião e São Caetano.

As palavras do pároco soaram a uma espécie de conforto para justificar a falta de uma comissão de festas que providenciasse música para a população. Nem de propósito a data coincidiu com a celebração do domingo do bom pastor, “sempre que é possível eu tenho este dever e esta obrigação de entusiasmar as pessoas, dar-lhes alento e incentivá-las a não desistirem”, referiu o padre António Vicente ao Portal de Alcanede.

O tempo aquele que determina se à chuva ou não, segurou-se, um jeitinho de São Pedro a São Sebastião e São Caetano que acabaram por não se molhar. A missa campal até foi brindada pela luz do sol, um entusiasmo do astro rei que provavelmente não é alheio ao ambiente acolhedor e bem conseguido da lagoa do Vale da Trave, numa bonita celebração sem paredes.

A música entoou pelo Grupo de Escuteiros da Gançaria que acompanhou os vários momentos da missa, “o baldio do Vale da Trave teve a ideia de trazer estes jovens dando um pequeno contributo pela sua participação”, disse Clarisse Louro da direção do Baldio.

“Gostávamos de ter feito o lanche partilhado junto à lagoa, mas tivemos receio que chovesse” desabafou Clarinda Paixão da comissão da capela do Vale da Trave. A iniciativa bem acolhida pela comunidade resultou também em donativos da população “ vão servir para que em breve possamos adquirir uns bancos novos para a capela”, revelou.

O lanche partilhado realizou-se nas instalações da Associação Recreativa de Vale da Trave onde a generosidade e simpatia da população foram evidentes, “antes de se ir embora não se esqueça de provar aquele bolo verde que fui eu que fiz”, disse Clarisse Louro à nossa reportagem.

Dona Clarisse Louro, “o bolo estava ótimo, parabéns”

VER FOTOS

Artigos Relacionados

Autarquia de Santarém apoia com 50 mil euros requalificação da Igreja Matriz de Alcanede

Portal Alcanede

Covid-19: Cemitérios da Freguesia de Alcanede abertos de 1 a 3 de Maio mas com condicionantes

Portal Alcanede

Mensagem de natal do Bispo de Santarém D. Manuel Pelino

Carlos Coelho