10.1 C
Alcanede
Sábado ,27 Abril, 2024
Cultura

Livro “Tradições e Encantos” perpetua localidade de Valverde

O livro “Valverde Tradições e Encantos”, foi apresentado no passado dia 26 de abril no recinto da capela de S. Pedro, pelas autoras Anabela Alves Vitório e Almerinda Lopes Cadete, “nós queríamos um titulo que soasse a ternura e carinho, porque nós temos um grande amor pela nossa terra”, justificaram com a voz embargada de emoção.

“Este livro foi feito com muito prazer e com o objetivo de dar a conhecer ou relembrar as tradições desta aldeia e divulgar os seus encantos naturais e humanos”, referiu Almerinda Cadete.

No decorrer da sua intervenção, Anabela Alves Vitório sublinhou a satisfação,“ por ajudar a concretizar um projeto que contribui para que os jovens valorizem a terra onde vivem ao conhecerem a riqueza cultural que nela existe”.

A autora admitiu ter vivido uma experiência bastante enriquecedora, também pela forma como o livro foi recebido pela população mais idosa,” foi muito interessante ver a alegria das pessoas mais velhas a falarem do seu passado por saberem que os seus testemunhos iriam ficar registados”.

“Cada livro que se publica é um bocado como um filho que nasce e se cria. Estou convencido que as autoras sentem este livro como algo que é um dádiva delas à comunidade”, referiu o antropólogo Aurélio Lopes, durante a apresentação da obra.

O investigador considerou que se trata de uma monografia bastante abrangente, do chamado património imaterial ou intangível, “áreas que muitas vezes não são devidamente valorizadas e que tem a ver com as terminologias, os glossários, as lengas lengas, orações”, disse.

O prefácio foi assinado pela presidente da Junta de Freguesia de Alcanede, “ficarei acima de tudo e para sempre, muito grata às autoras desta obra por me ter aproximado da história destas gentes da terra da minha avó paterna Maria, de quem apenas recordo com carinho a imagem muito ténue de uma mulher alta, magra e de olhos claros”, recordou Cristina Neves

O livro editado pela Zaina Editores foi patrocinado pela Comissão de Festas de S. Pedro, representada na iniciativa pelo presidente Virgílio Vitório,”apoiámos a obra, porque o livro é uma mais valia e um testemunho que fica para as gerações atuais e futuras”, disse o também presidente do Conselho Diretivo dos Baldios de Valverde, Pé da Pedreira, Barreirinhas e Murteira.

A cerimónia de apresentação do Livro,“Valverde Tradições e Encantos”, contou ainda com um momento cultural (teatro), representado pelos alunos do 7º ano. Marcaram presença no evento o presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves e a Bibliotecária da Biblioteca Municipal de Santarém, Luísa Cotrim, que colaborou na estrutura e organização de conteúdos da obra.

VER FOTOS (Clicar aqui)

Artigos Relacionados

Aos 16 anos, jovem com raízes em Alcanede lança livro de poesia em Lisboa

Paulo Coelho

Banda de Alcanede marca presença no festival ibérico de bandas em Monção

Paulo Coelho

SFA celebra 124 anos de vida com várias atividades entre os dias 1 e 8 de maio

Portal Alcanede