17.9 C
Alcanede
Domingo ,19 Maio, 2024
Sociedade

Vinhos compotas e artesanato levaram público a Aldeia da Ribeira

O salão do Centro Cultural e Recreativo de Aldeia da Ribeira recebeu, nos dias 28 e 29 de março de 2015, a 2ª Edição da Prova de Vinhos e a 1.ª Mostra de Licores e Compotas.

O evento, organizado pela coletividade local, destacou-se pelas provas de vinhos, compotas e licores, gastronomia, artesanato e pelo convívio entre todos, premiando os melhores vinhos, licores e compotas a concurso.

Ao todo, entre produtores e participantes, marcaram presença no certame 10 representações, para a prova dos vinhos, e cerca de 30 representações de licores e compotas, todas de Aldeia da Ribeira, Vale do Soupo e Vale das Caldas.

Segundo a organização, os objetivos da iniciativa passaram por três pontos essenciais, “dar a provar um conjunto de vinhos de qualidade, fomentar o convívio entre toda a população, promover o que de bom se faz em Aldeia da Ribeira e homenagear os produtores que ainda não desistiram de trabalhar a terra”, ano após ano, “para produzirem os seus vinhos”.

A prova iniciou-se no final da tarde de sábado, na presença de muito publico que aproveitou para petiscar e assistir à atuação dos alunos da Escola de Danças de Salão de Aldeia da Ribeira.

No último dia do evento, a forte afluência de público de toda a freguesia de Alcanede, voltou a ser notada, até pela participação ativa na votação dos melhores néctares, licores e compotas. Enquanto decorreram as provas, além dos petiscos servidos, o evento contou com uma mostra/venda de artesanato, da responsabilidade de “artistas” locais.

No fim do dia, foram abertas as “urnas” e apurados os vencedores dos respetivos concursos:

Vinhos: 1º – Joaquim Reis; 2º – António Alexandre; 3.º – Amândio Rodrigues
Compotas: 1.º – Maria Eulália Rodrigues; 2.º – Fernanda Montez; 3.º – CCR Aldeia da Ribeira
Licores: 1.º – Maria Luisa Alexandre; 2.º – Isabel Pereira; 3.º – Beatriz Lopes Dias

Numa nota de informação enviada ao Portal de Alcanede, o C.C.R.A.R agradece a colaboração “ todos os produtores que ofereceram o vinho, os licores e as compotas para o concurso”, e ao senhor, Manuel Bento, do restaurante o Alcaide, que ofereceu o 1.º prémio para o produtor de vinho, assim como, “a todos os elementos da Escola de Danças de Salão, pelo brilho que acrescentaram à tarde de sábado”. Os agradecimentos estendem-se aos representantes do executivo da Junta de Freguesia de Alcanede e a todas as pessoas que colaboraram para que a festa fosse novamente sucesso, dando uma palavra de especial apreço “às senhoras cozinheiras e a todos os elementos da comissão”, citámos.

A 2ª edição da Prova de Vinhos e a 1.ª Prova de licores e compotas contou com o apoio da Junta de Freguesia de Alcanede e do Portal de Alcanede.

Colaborações:

Jorge Rodrigues (Texto)

João Montez (Fotos)

FOTOS

Artigos Relacionados

Incêndio na freguesia de Alcanede foi prontamente dominado

Paulo Coelho

Covid-19: Junta de Freguesia de Alcanede lança serviço de voluntariado

Portal Alcanede

Projeto Arruar junta vozes e instrumentos em Alcanede pela mão de Tiago Sami Pereira

Portal Alcanede