10.4 C
Alcanede
Domingo ,28 Abril, 2024
Sociedade

Vinhos compotas e artesanato levaram público a Aldeia da Ribeira

O salão do Centro Cultural e Recreativo de Aldeia da Ribeira recebeu, nos dias 28 e 29 de março de 2015, a 2ª Edição da Prova de Vinhos e a 1.ª Mostra de Licores e Compotas.

O evento, organizado pela coletividade local, destacou-se pelas provas de vinhos, compotas e licores, gastronomia, artesanato e pelo convívio entre todos, premiando os melhores vinhos, licores e compotas a concurso.

Ao todo, entre produtores e participantes, marcaram presença no certame 10 representações, para a prova dos vinhos, e cerca de 30 representações de licores e compotas, todas de Aldeia da Ribeira, Vale do Soupo e Vale das Caldas.

Segundo a organização, os objetivos da iniciativa passaram por três pontos essenciais, “dar a provar um conjunto de vinhos de qualidade, fomentar o convívio entre toda a população, promover o que de bom se faz em Aldeia da Ribeira e homenagear os produtores que ainda não desistiram de trabalhar a terra”, ano após ano, “para produzirem os seus vinhos”.

A prova iniciou-se no final da tarde de sábado, na presença de muito publico que aproveitou para petiscar e assistir à atuação dos alunos da Escola de Danças de Salão de Aldeia da Ribeira.

No último dia do evento, a forte afluência de público de toda a freguesia de Alcanede, voltou a ser notada, até pela participação ativa na votação dos melhores néctares, licores e compotas. Enquanto decorreram as provas, além dos petiscos servidos, o evento contou com uma mostra/venda de artesanato, da responsabilidade de “artistas” locais.

No fim do dia, foram abertas as “urnas” e apurados os vencedores dos respetivos concursos:

Vinhos: 1º – Joaquim Reis; 2º – António Alexandre; 3.º – Amândio Rodrigues
Compotas: 1.º – Maria Eulália Rodrigues; 2.º – Fernanda Montez; 3.º – CCR Aldeia da Ribeira
Licores: 1.º – Maria Luisa Alexandre; 2.º – Isabel Pereira; 3.º – Beatriz Lopes Dias

Numa nota de informação enviada ao Portal de Alcanede, o C.C.R.A.R agradece a colaboração “ todos os produtores que ofereceram o vinho, os licores e as compotas para o concurso”, e ao senhor, Manuel Bento, do restaurante o Alcaide, que ofereceu o 1.º prémio para o produtor de vinho, assim como, “a todos os elementos da Escola de Danças de Salão, pelo brilho que acrescentaram à tarde de sábado”. Os agradecimentos estendem-se aos representantes do executivo da Junta de Freguesia de Alcanede e a todas as pessoas que colaboraram para que a festa fosse novamente sucesso, dando uma palavra de especial apreço “às senhoras cozinheiras e a todos os elementos da comissão”, citámos.

A 2ª edição da Prova de Vinhos e a 1.ª Prova de licores e compotas contou com o apoio da Junta de Freguesia de Alcanede e do Portal de Alcanede.

Colaborações:

Jorge Rodrigues (Texto)

João Montez (Fotos)

FOTOS

Artigos Relacionados

Areias e lamaçal junto à Sifucel- Manuel J. Vieira garante que todas as entidades estão empenhadas em solucionar o problema

Portal Alcanede

Santa Casa de Alcanede reúne cerca de 160 mulheres na comemoração do seu dia internacional

Paulo Coelho

Vereador da cultura da câmara de Santarém morre vítima de enfarte do miocárdio

Paulo Coelho