17.2 C
Alcanede
Domingo ,1 Dezembro, 2024
Cultura

Músicos Alcanedenses integram Orquestra Académica do Médio Tejo

O primeiro concerto da Orquestra Académica do Médio Tejo, realizou-se no passado dia 13 de Julho no Teatro Virgínia em Torres Novas. O projeto integra 64 jovens com idades entre os 10 e 20 anos, alunos das escolas de música de Torres Novas, Ourém e Minde e os músicos Tiago Santos e Hugo Bento da Sociedade Filarmónica Alcanedense.

A condução dos alunos dos conservatórios de Choral Phydellius, OurémArt e conservatório de música Jaime Chavinha, está a cargo de João Paulo Fernandes . De acordo com o maestro, o projeto começou em outubro de 2013, pela mão dos professores de música de cada escola representada, mas com a ideia de alargar a outras escolas da região.

Os promotores da iniciativa consideram que estavam reunidas condições para criar uma orquestra, com um grande número de músicos e de naipes musicais, “especialmente para o grupo de cordas, que ao contrário dos metais, que tem nas bandas filarmónicas um lugar para praticar fora das escolas, não existe algo semelhante para os violinos ou violoncelos, tratando-se de uma orquestra abre-se um espaço para esses alunos praticarem”, afirmou João Paulo Fernandes.

Este ano coube a Torres Novas a tarefa de organizar os trabalhos e nos próximos dois anos, será a vez de Minde e Ourém. Os concertos terão uma periodicidade anual, em cada uma das localidades, prevendo-se que possam haver outros, caso surja a oportunidade.

 


Artigos Relacionados

Banda de Alcanede encerra 2012 com Concerto de Natal

Paulo Coelho

Sociedade Filarmónica Alcanedense já leva 111 anos de história

Paulo Coelho

Banda do Xartinho convida filarmónicas de Alcanede e Gançaria para celebrar o seu 80º Aniversário

Portal Alcanede