26.5 C
Alcanede
Segunda-feira ,14 Julho, 2025
Educação

Projeto Comenius trouxe a Alcanede professores e alunos estrangeiros

No âmbito do Projeto Comenius, o Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques – Escola EB 2,3 de Alcanede, recebeu entre os dias 14 e 19 de Outubro de 2013, a mobilidade “Os jovens europeus e a evolução do mundo do trabalho”. Este projeto multilateral, de caráter europeu, contou com a participação de professores e alunos de sete países: Portugal, Alemanha, França, Grécia, Itália, Polónia e Roménia.

Iniciado no ano letivo 2012/2013, e na qual já foram realizadas mobilidades a França (em Outubro de 2012), Alemanha (Dezembro de 2012) e Roménia (em Março deste ano), além da mobilidade agora realizada em Portugal, o projeto contempla futuras deslocações à Polónia (em Dezembro de 2013), Itália (em Abril do próximo ano) e Grécia (em Julho de 2014).

Em cada mobilidade, e por norma, viajam quatro a cinco alunos de cada país, acompanhados por dois a três professores. Em Portugal foram recebidos treze professores e vinte e nove alunos estrangeiros. Aquando das mobilidades, os alunos estrangeiros ficam a “habitar” com as famílias de alunos do país anfitrião contactando, assim, diretamente, com aspetos culturais, sociais e económicos dos diferentes países.

O país anfitrião é responsável pela elaboração e organização do programa de atividades que deve estar inserido na temática do projeto. Ao longo dos cinco dias, realizaram-se visitas de estudo e sessões de trabalho, para alunos e professores, com o objetivo de dar a conhecer a região, o país e divulgar/promover temáticas relevantes ao projeto.

O Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques – Escola EB 2,3 de Alcanede organizou o seu programa, que consistiu na receção dos participantes estrangeiros e acolhimento dos alunos em casa das famílias portuguesas (no dia 14 de Outubro), uma visita à escola, sessão de trabalho para professores, atividades desportivas para alunos e visitas às empresas JJ Louro e Grupo Frazão, no dia seguinte. O dia 16 de Outubro foi preenchido com uma visita a Lisboa.

Na quinta-feira, 17 de Outubro, o destaque foi para a realização do Sarau Comenius, que juntou nas instalações da Associação Recreativa e Cultural de Alcanede (ARCA), alunos, professores, famílias envolvidas no projeto e outros membros da comunidade educativa num grande ambiente de convívio.

A presença de professores e alunos oriundos dos vários pontos da Europa incluiu ainda as visitas ao Santuário de Fátima, Pia do Urso e à praia da Nazaré, no dia 18 de outubro.

Segundo uma nota informativa enviada ao Portal de Alcanede, deste encontro, “faz-se um balanço muito positivo e enriquecedor”, sendo possível afirmar “que foram cinco dias de muito convívio, partilha e aprendizagem, valorizando-se culturas”, aprendendo-se que,”por vezes, é nas diferenças que se encontra o motor da descoberta que leva à construção do saber e ao desenvolvimento e valorização humana”, segundo refere o professor António Mendes, elemento da equipa Comenius.

Este projeto, “em boa hora abraçado pelo Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, e estrutural para a ampla formação cívica, social e cultural dos alunos/jovens do presente e homens do amanhã”, numa perspetiva de “compreensão holística de multiculturalidade civilizacional”, permite o reforço de “competências no espaço global e de mobilidade e afirmação da dimensão individual e coletiva da Humanidade”.

Cientes da relevância deste tipo de iniciativas, “na construção de uma escola de qualidade e da sua projeção e afirmação na comunidade”, a equipa envolvida agradece, em nome do Agrupamento de Escolas e dos responsáveis pelo Projeto Comenius, “a todos os envolvidos na concretização da mobilidade, com especial relevância para as famílias, entidades/empresas, professores, funcionários e outros elementos da comunidade educativa que, com a sua disponibilidade e empenho, mostraram saber receber e ajudaram no sucesso da atividade”, lê-se na nota informativa.

Colaboração: Equipa do Projeto Comenius

Ver Fotos


Artigos Relacionados

Escolas na freguesia de Alcanede vão fechar quase sem contestação

Paulo Coelho

Arraial popular da festa de fim de ano escolar quer resolver assuntos que preocupam os pais

Carlos Coelho

Serra do Saber – Inscrições abertas para campos de férias

Paulo Coelho