10.1 C
Alcanede
Segunda-feira ,29 Abril, 2024
Artigos de Opinião

Alucinação. A opinião de Américo Martins

Estava a ver um programa sobre a vida selvagem numa zona de seca. A televisão como que teve uma vertigem e os animais apareceram calçados; tornaram-se menos ágeis, mas ainda assim corriam, e, dali a um instante, calças vestidas, mais um pouco, camisa, alguns até com chapéu, aqueles que o podiam pôr. Fantástico. Nunca tinha imaginado tal espetáculo, embora no circo, em pequena escala, já se tenha exibido algo semelhante, mas em estado selvagem é difícil acreditar.
Pareciam mesmo humanos, só pareciam, porque continuavam a morder-se por um osso, tudo como antes de usarem roupa. O cérebro não evoluiu assim tanto por causa do agasalho; com fome está tudo presente até ao mais primitivo da luta pela sobrevivência, fica tudo em causa, vindo mesmo ao de cima o canibalismo em espécies mais sociais. Existem sempre os que, embora com igual fome, se afastam da chacina caminhando: rompem os sapatos, rasgam as calças, a camisa num farrapo, mas a dignidade não é para roer.

É por estas e outras que vejo pouca televisão, não me consigo concentrar no programa, divago e… Ups, saíram do ecrã. Alucinações.

Américo Martins

Artigos Relacionados

Os ataques contra a família

Portal Alcanede

Fotos – Peregrinação Pela Matriz – “Eu Sou Matriz”

Portal Alcanede

Portal de Alcanede

Portal Alcanede