9.8 C
Alcanede
Domingo ,28 Abril, 2024
Cultura

S.F. Alcanedense representada com nove músicos no V Estágio de Verão

A Banda Musical de Amarante organizou este ano, entre os dias 20 e 24 de agosto, o V Estágio de Verão e Aperfeiçoamento de Sopros e Percussão. O evento contou com a participação especial do Maestro convidado, o espanhol Rafael Agulló Albors, reconhecido internacionalmente. A atividade foi composta por três momentos distintos: o Recital dos Professores, o Concerto de Música de Câmara, sob a direção artística do Prof. Manuel Fernando Marinho e dos respetivos Professores de Naipe, e o Concerto Final da Orquestra, sob a batuta do Maestro Convidado.

O programa a trabalhar incidiu sobre o repertório de compositores da atualidade, visando assim conferir a devida importância que tem a composição para Banda Sinfónica. Nesta lógica, fez parte do programa também uma obra de um compositor de uma freguesia vizinha, Gançaria, que foi o Concertino para Piccolo e Banda Sinfónica do Samuel Pascoal.

A Sociedade Filarmónica Alcanedense (S.F.A.) fez-se representar ao mais alto nível, se bem que mais vagas houvesse e maior teria sido a representatividade da única banda do “Sul”, como se diz na gíria “bandística”. Participaram neste V Estágio os seguintes elementos: Daniel Frazão, José Castela e Mariana Neto (Clarinete – Prof Hélder Gonçalves); Nelson Inácio (Saxofone – Prof Hugo Marinheiro); Bruno Simões (Trompete – Prof João Bentes); Pedro Frazão (Bombardino – Prof Jorge Fernandes); Sérgio Duarte (Trombone – Prof Daniel Dias); António Machado e Francisco Neto (Percussão – Prof Isabel Silva). Alguns elementos da S.F.A. fizeram parte do lote de Solistas do Concerto Final da Orquestra, motivo que nos deve orgulhar e motivar para participações futuras.

A S.F.A. contou com a colaboração da Junta de Freguesia de Alcanede através da cedência de uma carrinha para a deslocação dos 9 elementos, um apoio que se revelou essencial para o sucesso da participação dos músicos da nossa instituição musical. Estes nossos embaixadores levaram na sua bagagem o bom nome e prestígio de Alcanede e do “Sul”, e voltaram com muito trabalho, esforço, dedicação, camaradagem e acima de tudo amizade.

Colaboração Texto e Foto: José Castela

 

Artigos Relacionados

Festival nacional de folclore é ponto alto da festa em Viegas

Paulo Coelho

Banda de Alcanede regressa aos concertos com público dia 30 de maio

Portal Alcanede

Atividade da Sociedade Filarmónica Alcanedense para 2011

Paulo Coelho