10.4 C
Alcanede
Segunda-feira ,29 Abril, 2024
Sociedade

EDP não deixa ver a “luz” do Centro Social da Serra do Alecrim em Pé da Pedreira

O Centro Social da Serra do Alecrim, situado em Pé da Pedreira continua impedido de abrir as suas portas. Segundo o jornal Correio do Ribatejo, em causa está o atraso da ligação à rede por parte da EDP, apesar do serviço já ter sido solicitado há mais de um ano.

O presidente desta IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) está “indignado com a morosidade deste processo” e lamenta “a falta de resposta aos inúmeros pedidos de esclarecimento feitos junto da empresa distribuidora de eletricidade”. Manuel João Inácio, não se conforma e nas declarações ao semanário diz que “esperamos que a EDP se digne a efetuar o trabalho, que já está pago, e que tinha o prazo de um ano para estar concluído”.

Apesar das licenças para que o espaço funcione em pleno já terem sido emitidas, quer pela pela Câmara Municipal de Santarém quer pela Segurança Social, a instituição detentora das valências de Lar de Idosos, Centro de Dia, Apoio Domiciliário e Creche, continua a não poder entrar em funcionamento.

Uma situação está a prejudicar cerca de cem famílias que contavam com a abertura das respetivas respostas sociais no início deste mês de Setembro. As obras estão terminadas e foram concluídas com “recurso a luz emprestada” graças a uma coletividade vizinha do Centro Social da Serra do Alecrim, em Pé da Pedreira. Segundo o Correio do Ribatejo, esta tem sido uma “situação de recurso que não poderá manter-se”.

O problema da falta de ligação à rede da EDP arrasta-se desde 7 de Setembro do ano passado, o dia em que a direção da IPSS solicitou “que fosse dada a maior urgência ao pedido”, já que o desejo da instituição era abrir “os serviços o quanto antes”. O espaço é destinado a 103 utentes e já foi considerado “de interesse municipal” por parte da autarquia de Santarém.

Apesar de varias reuniões já realizadas com técnicos e responsáveis da Rede e Clientes Tejo da EDP Distribuição, o assunto tem sido sistematicamente protelado. O maior entrave à execução prende-se com a necessidade de colocar um poste de distribuição com a capacidade necessária para que a ligação possa ser feita no edifício do Centro Social da Serra do Alecrim.

Segundo Manuel João Inácio, a direção já havia apresentado “uma alternativa viável” de forma a solucionar o problema, que passaria pela colocação dos postes na Zona Industrial, na parte Norte da freguesia de Alcanede. Ao que parece, esta sugestão não foi levada em linha de conta, tendo a EDP optado por negociar com o proprietário de um terreno vizinho a instalação do pilar. Contudo, desde Novembro de 2010, que “não há qualquer informação sobre o andamento do processo”.

Ao longo de todos estes meses, tem sido enviada inúmera correspondência, tendo como destinatária a EDP, além de “varias deslocações pessoais ao balcão de atendimento da empresa” embora sem sucesso.

O presidente do Centro Social da Serra do Alecrim diz também que “a 19 de Agosto, enviámos novamente um ofício ao responsável da empresa, colocando-o ao corrente de toda a situação e solicitando uma resposta por escrito, que nunca chegou”. Manuel Inácio lembra que “até há data, o Centro Social da Serra do Alecrim não tem qualquer comunicação de quando será efetuada a ligação” à rede da EDP e que a abertura do centro “é de extrema importância” para a freguesia de Alcanede.

Aguarda-se uma resposta da parte da EDP.

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 378 vezes

Artigos Relacionados

21 Produtores marcaram presença na VI Festa do Vinho de Casais da Charneca

Paulo Coelho

O tradicional “Jantar dos Bigodes” abre esta sexta feira as festas de Pé da Pedreira

Portal Alcanede

Aldeia da Ribeira mantém investimento nas Festas em honra de São João Crisóstomo

Carlos Coelho