16.3 C
Alcanede
Terça-feira ,30 Abril, 2024
Sociedade

Autarcas da comunidade intermunicipal do médio Tejo finalmente despertam para o problema da ER 361 Alcanede – Alcanena

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) aprovou esta semana uma moção em que solicita à empresa Estradas de Portugal S.A e ao Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) por via de moção, o “avanço mais rápido possível” das obras entre Alcanede e Amiais de Cima. Segundo a CIMT a ER 361 “é uma via muito importante para acesso à região oeste, por parte das entidades do Médio Tejo” e que a mesma se encontra “em muito mau estado no troço entre Alcanede e Amiais de Cima”.

Na informação dada à comunicação social, a comunidade Intermunicipal composta pelos presidentes das câmaras de Torres Novas, Tomar, Constância, Abrantes, Alcanena, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal e Vila Nova da Barquinha, referem que apesar do troço entre Rio Maior e Alcanede já se encontrar recuperado “não se vislumbra para quando a reparação” da parte da estrada que atravessa o Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros (PNSAC), e onde têm que ser feitas algumas retificações de traçado.

A moção foi aprovada por unanimidade na última assembleia intermunicipal, e além das Estradas de Portugal, é também dirigida ao ICNB, porque segundo referem “este organismo é responsável pela emissão de pareceres técnicos que têm estado a atrasar o desenrolar dos trabalhos e cujo visto positivo é fundamental para a conclusão da obra”.

Perante estes desenvolvimentos, o Movimento Cívico Pela Repavimentação da ER 361 Alcanede – Alcanena já fez circular um comunicado onde refere que se “congratula pela tomada de posição dos municípios associados à CIMT que finalmente reconheceram a importância da 361, também, mas não só, como acesso à região Oeste”.

No comunicado assinado por Paulo Coelho, o Movimento Cívico reconhece ainda “a necessária intervenção politica neste caso (…), mas lembra que a primeira fase da obra já foi adjudicada à empresa Júlio Lopes, S.A em Maio de 2010”. Ou seja, já passaram 14 meses desde essa adjudicação.

O Porta-voz do Movimento Cívico recorda no comunicado que “em relação à segunda fase da obra entre Amiais de Cima e Alcanena, a pedido do Movimento, foi solicitado ao ICNB esclarecimentos sobre eventuais questões que pudessem estar a atrasar o processo” e que a resposta do referido instituto, datada de “15 de Março de 2011”, e assinada pela Diretora Adjunta do Departamento de Gestão de Áreas Classificadas do Litoral de Lisboa e Oeste, Teresa Leonardo é esclarecedora “a empresa Estradas de Portugal é detentora do parecer do ICNB desde o primeiro semestre de 2010! A avaliação de impacte ambiental, obrigatório por lei nunca foi feito”, afirma Paulo Coelho, que estranha ainda que a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo “não saiba disto”.

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 498 vezes

Artigos Relacionados

Junta de Alcanede assina protocolo com CMS para manutenção do “Espaço do Cidadão”

Portal Alcanede

Contentores cheios de lixo em rua de Pé da Pedreira indignam moradores (Vídeo)

Paulo Coelho

Funeral do menino que morreu afogado na praia da Foz do Lizandro realiza-se hoje com passagem pelos Amiais de Baixo e Cortiçal

Carlos Coelho