13.4 C
Alcanede
Sábado ,27 Abril, 2024
Educação

Escolas na freguesia de Alcanede vão fechar quase sem contestação

O encerramento das 701 escolas do 1.º ciclo está a causar polémicas, com muitas críticas de autarcas e pais que agora vêem os filhos obrigados a mudar de escola, muitos para locais longe de casa. Só em Santarém parece haver consenso de que o fecho de portas das escolas foi a melhor escolha, com os protestos a serem poucos e as dúvidas a não existirem.

Todas as escolas de Alcanede, a maior freguesia do concelho de Santarém, vão encerrar, sem qualquer contestação. “Os pais foram chamados para reuniões, foi-lhes explicado o processo, levámo-los a visitar o novo centro escolar e, no final, quase todos ficaram satisfeitos”, declarou ao DN o presidente da Junta de Freguesia de Alcanede, Manuel Joaquim Vieira (PSD).

As crianças das aldeias de Pé da Pedreira, Valverde, Viegas, Vale do Carro, Aldeia da Ribeira e da vila de Alcanede serão deslocadas para o novo centro escolar de Alcanede, que reunirá perto de 300 alunos.

Das dez escolas que vão fechar no concelho de Santarém, seis são em Alcanede e duas na freguesia de Achete.
O presidente da Câmara Municipal de Santarém, Francisco Moita Flores, justifica a ausência de protestos com o facto de ter sido um processo negociado: “Todo o processo foi negociado e conseguimos impedir o encerramento de muitas das escolas com menos de 20 alunos, aceitando apenas o fecho das escolas das localidades abrangidas por centros escolares.”

Fonte: Diário de Notícias

Nota: No antigo site do Portal esta página foi lida 579 vezes

Artigos Relacionados

Alunos do Clube Ciência Viva aprenderam a fazer marmelada no Dia Mundial da Alimentação

Portal Alcanede

Agrupamento de escolas de Alcanede com novo Jornal Online

Paulo Coelho

Autarquia de Santarém aprova alteração do regulamento de Ação Social Escolar

Portal Alcanede