11 C
Alcanede
Sexta-feira ,26 Abril, 2024
Sociedade

ER 361 – Pombos levam mensagem em direcção a Monsanto e Alcanena

O Movimento Cívico pela ER 361 fez na ultima sexta-feira, 16 de Julho uma acção simbólica que consistiu na largada de 17 pombos correio, um pombo por cada KM do troço que liga Alcanede a Alcanena. O local escolhido para a largada das aves foi o KM 61+890 que corresponde ao final das obras da 1ª fase, que deverão segundo a EP (Estradas de Portugal, S.A) iniciar-se entre Setembro e Outubro deste ano.

Os pombos são sinónimo de paz e essa foi uma das mensagens que os membros do movimento quiseram transmitir às entidades competentes pela repavimentação desta estrada regional. Por outro lado, a mensagem contém também um apelo a um maior envolvimento por parte das populações abrangidas na 2ª fase das obras, nomeadamente Monsanto e Alcanena.

O exemplo demonstrado pelos cidadãos das freguesias de Alcanede, Abrã e Amiais de Baixo e que teve como expoente máximo a marcha condicionada do passado dia 1 de Abril, vai “dar frutos em breve, mas é importante não esquecer que nem tudo está ainda feito”, refere Paulo Coelho, um dos porta-vozes do movimento.

O assunto vai continuar a ser discutido nos próximos tempos na comissão de obras públicas e transportes, onde depois de uma primeira audição aos peticionários, o relator da petição Vasco Cunha (PSD) confirmou a realização de um relatório intercalar onde pondera ouvir a EP, INIR e ICNB, realizar uma visita à estrada com os deputados da comissão, além da subida do tema a plenário.

O movimento cívico lamenta que “inicialmente nem o PS, nem o BE através dos deputados eleitos pelo círculo de Santarém, não tenham manifestado o devido interesse sobre tão importante matéria, não dando sequer resposta ao documento enviado pelo movimento em Abril passado, demonstrando falta de sensibilidade por um movimento de cidadãos.”

E se este é um cartão amarelo aos dois partidos, o movimento pela ER 361 atribui um segundo e consequente vermelho aos deputados do PS, que no passado dia 21 de Junho visitaram o concelho de Alcanena, acompanhados pela presidente da câmara, Fernanda Asseiceira. De acordo com o site do PS Alcanena, “levavam como uma das preocupações a estrada ER 361, mas só entre Alcanena e Amiais de Cima, o que indicia claramente uma falta de apoio e solidariedade a todos os cidadãos utentes desta estrada”.

O movimento considera que “não é com este tipo de actuação que os eleitores se revêem. Neste caso concreto, não se pode olhar só para o nosso quintal e fazer de conta que o do vizinho não existe! Sob esse ponto de vista o movimento cívico chamar-se-ia apenas ER 361 Alcanede-Amiais de Cima e não Alcanede-Alcanena!”
O porta-voz sublinha que o “movimento surgiu de forma espontânea não funcionando por convites a ninguém em particular, sendo aberto a todos os que pretendem apenas solucionar um drama que se arrasta há tempo demais.”, esclarece.

Nota: No antigo site do Portal esta página foi lida 674 vezes

Artigos Relacionados

Parque Desportivo de Alcanede palco do espetáculo de dança ‘Dançar com… Liberdade’

Portal Alcanede

Clinica Veterinária de Alcanede vai desvendar os premiados do “Calendário CVA 2017” durante as III jornadas

Carlos Coelho

Colisão entre 2 veículos provoca atropelamento simultâneo

Carlos Coelho