14.6 C
Alcanede
Domingo ,28 Abril, 2024
Saúde

Santarém com duas novas unidades de saúde familiar, Alcanede e Amiais não integram as novas unidades

As localidades de Alcanede e Amiais com cerca de 7000 utentes não foram cobertas pelas duas novas Unidades de Saúde Familiar, (USF) inauguradas no passado dia 5 de Abril, integradas no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Ribatejo. O concelho de Santarém passa a dispor de quatro USF, estando já em funcionamento a de S. Domingos, que serve 16 500 utentes, e a do Alviela, para 13 000 utentes de Pernes, Vaqueiros, Arneiro e Tremês.

A nova USF do Planalto, vai servir uma população de 14 500 utentes (da cidade), com 10 médicos (dois deles a meio tempo), oito enfermeiros e seis assistentes técnicos, vai funcionar nas instalações que têm acolhido o Centro de Saúde de Santarém, no edifício da Misericórdia.

Quanto à USF Almeida Garrett, com seis médicos, sete enfermeiros e seis assistentes técnicos, vai abranger 12 500 utentes (da zona urbana de S. Domingos e freguesias de Abitureiras, Almoster, Moçarria, Póvoa da Isenta, Ribeira de Santarém, Vale de Santarém e Várzea), ficando provisoriamente na extensão de saúde de S. Domingos.

Além das duas USF (estruturas que se formam por iniciativa dos médicos e que permitem garantia de consulta a qualquer um dos utentes inscritos, mesmo na falta do seu médico de família), há mais duas candidaturas em curso, na Golegã e Rio Maior, com previsão de abertura a curto prazo, disse à agência Lusa, Carlos Ferreira presidente do ACES Ribatejo.

As USF funcionam das 08:00 às 20:00 nos dias úteis, passando o Atendimento Complementar de Santarém a estar aberto apenas aos fins de semana e feriados das 09:00 às 21:00, na unidade de S. Domingos, afirmou.

De acordo com este responsável, “Numa reunião com o Hospital de Santarém, comprovámos que esta reorganização provocou uma alteração de paradigma no recurso às Urgências, sendo agora de 70 por cento os casos que realmente justificam a ida a este serviço hospitalar quando anteriormente eram de 70 por cento os que não justificavam”, disse Carlos Ferreira.

Artigos Relacionados

Centro de Vacinação de Santarém de volta à Casa do Campino

Portal Alcanede

Inscrições abertas na Farmácia Apolinário para Ecografias Emocionais

Portal Alcanede

Rastreio em Alcanede – Iniciativa foi um sucesso

Paulo Coelho