17.9 C
Alcanede
Domingo ,19 Maio, 2024
Saúde

Capela de São Lourenço: O sonho quase real

Quando em Abril de 2005 foi lançada a 1ª pedra da Capela de São Lourenço, os habitantes do Vale do Carro e Várzea começaram a escrever uma página histórica nas suas vidas.O entusiasmo e a dedicação, do então Pároco da freguesia de Alcanede, Nuno Pena, foram fundamentais para que o sonho seja em breve uma realidade. Ideais que se mantêm com o Padre Tiago Pires.

Orçada em cerca de 200 mil euros a Capela, apesar das obras, já exibe a traça de um projecto arquitectónico moderno e bem estudado, exterior e interiormente.

A Fábrica da Igreja de Alcanede / Capela de São Lourenço tem recebido muito apoio da grande maioria dos habitantes dos lugares da nossa freguesia, assim como da Junta, Câmara Municipal de Santarém e de vários empresários que, directa ou indirectamente tem contribuído de várias formas no sentido de se chegar em breve à inauguração oficial da Capela.

Além de alguns peditórios e da participação com um stand na Expo Alcanede, os responsáveis pela dinamização das obras realizam anualmente em Março um almoço- convívio e, entre Dezembro e Maio, todos os domingos à tarde (junto à Capela) a venda de filhoses e café d’ Avó.

O Portal de Alcanede esteve na Capela e garante que já merece uma visita.

Natural de Vale do Carro oferece veículo de colecção

A distância física da sua terra natal não impede o cidadão Fernando Filipe Romão de tentar contribuir para a Capela de São Lourenço. Actualmente a residir em França, este nosso conterrâneo adquiriu uma verdadeira obra de arte e ofereceu à Fábrica Igreja de Alcanede / Capela de São Lourenço para que seja vendida, ficando a totalidade da verba angariada para ajudar na conclusão das obras.

Estamos a falar de um Peugeot 201 Berline de 1932. O veículo tem todos os documentos legais e poderá ser adquirido a um preço muito abaixo do seu valor de mercado. Uma preciosidade que certamente interessará a coleccionadores e não só.

Mais informações podem ser obtidas junto da Fábrica da Igreja de Alcanede / Capela de São Lourenço.

São Lourenço o Padroeiro da Capela de Vale do Carro e Várzea

São Lourenço sofreu o martírio durante a perseguição de Valeriano, em 258. Era o primeiro dos sete diáconos da Igreja romana. A sua função era muito importante o que fazia com que, depois do papa, fosse o primeiro responsável pelas coisas da Igreja. Como diácono, São Lourenço tinha o encargo de assistir o papa nas celebrações; administrava os bens da Igreja, dirigia a construção dos cemitérios, olhava pelos necessitados, pelos órfãos e viúvas.

Oração:

Senhor Nosso Deus,

Que inflamaste no fogo da Caridade o

bem – aventurado São Lourenço e o

fizeste resplandecer na fidelidade

ao serviço da Igreja e na glória

do martírio,

fazei-nos amar o que ele amou

e praticar o que ele ensinou.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo,

Vosso Filho, que é Deus convosco

Na unidade do Espírito Santo.

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 422 vezes

Artigos Relacionados

Jovem de Casais da Charneca com doença rara precisa do apoio de todos

Paulo Coelho

Covid-19: Mais 12 doentes recuperados nas últimas 24 horas no concelho de Santarém

Portal Alcanede

Grupo Fravizel e entidades parceiras lutam contra o Cancro no dia da liberdade

Portal Alcanede